Instituto Estadual do Ambiente (Inea) realiza, entre os dias 17 e 21 de fevereiro, a Operação Carnaval 2023 de ordenamento turístico e segurança ambiental nas unidades de conservação estaduais. Ao todo, serão empregados por dia 8 policiais militares e ao menos 25 agentes do instituto entre guarda-parques, fiscais, gestores e voluntários a fim de garantir um feriadão com tranquilidade para todos.
“Nós teremos um Carnaval grandioso, o maior dos últimos tempos. Investimos na festa, que terá um viés sustentável inédito. Nosso Rio de Janeiro está focado em ser um ambiente verde, onde a natureza, o turismo, a cultura, a segurança e todos os outros serviços estejam de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU. E vamos seguir investindo em ações que chancelam o Estado como amigo do ambiente”, garante o governador Cláudio Castro.
Todo o efetivo para ordenamento será distribuído entre o Parque Estadual Cunhambebe, a Reserva Estadual do Desenvolvimento Sustentável do Aventureiro, o Parque Estadual da Costa do Sol e a Reserva Ecológica Estadual da Juatinga, unidades de conservação com grande apelo e movimento turístico. O trabalho prevê a ocupação de pontos estratégicos e a orientação dos visitantes sempre que necessário. Além disso, os agentes fiscalizarão a prática de atividades como camping, caminhadas em trilhas, pesca submarina e comércio irregular de produtos diversos.
O Instituto Estadual do Ambiente ressalta que todas as unidades de conservação estaduais funcionarão em horário normal durante todo o feriado.