18 de novembro de 2024

Segunda cota do IPVA 2023 do Estado do Rio começa a vencer na quinta-feira (23)

Calendário de pagamento da segunda parcela do IPVA vai até 13 de março, conforme o final de placa do veículo
Foto: Lucas Tavares / Agência O Globo

Começa, nesta quinta-feira (23), a segunda rodada de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2023. Neste dia, vencerá a segunda cota para os motoristas cujos veículos têm final de placa 0. O calendário vai seguir até o dia 13 de março, para finais de placa 9. No caso de pagamentos atrasados, será cobrada multa diária de 0,33%, limitada a 20%, mais juros.

Os preços de mercado dos veículos são calculados pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), com base em dados apurados em setembro/outubro de cada ano. Sobre esses valores são aplicadas as alíquotas do imposto.

No Estado do Rio, o IPVA tem diferentes alíquotas, conforme o combustível utilizado. Para carros flex, o percentual corresponde a 4% do valor venal (preço de mercado) do veículo. Donos de motos pagam 2%. Proprietários de automóveis movidos a Gás Natural Veicular (GNV) têm cobrança de 1,5%. A alíquota para carros movidos exclusivamente a energia elétrica é de 0,5%. Donos de automóveis a diesel pagam 4%, exceto utilitários (3%).

O IPVA deve ser pago por meio da Guia de Regularização de Débitos (GRD). Para emiti-la, é preciso acessar o site do Bradesco (www.bradesco.com.br) e, no menu à esquerda, selecionar “Produtos e serviços”. Em seguida, é necessário clicar em “Serviços”.

Uma nova tela será aberta. Nela, o motorista deverá escolher a opção “Pagamentos”. Ao rolar essa tela, dentro da opção “Tributos”, o interessado deverá selecionar “DETRAN RJ, GRD, DUDA, GRT e GRM”. Por fim, bastará rolar a tela e clicar em “Gerar boleto”. Na nova tela exibida, o motorista deverá selecionar GRD (IPVA), no canto superior esquerdo. Depois, é preciso informar o número do Renavam do veículo, o CPF ou o CNPJ e digitar o texto da imagem ao lado. Após clicar em “Continuar”, basta selecionar o pagamento da segunda cota.

Outra opção é acessar a página da Secretaria estadual de Fazenda (http://www.fazenda.rj.gov.br/) e clicar em “IPVA”. Depois, ao selecionar “IPVA – GRD / Guia – Recolhimento de débito”, a pessoa é encaminhada para a página do Bradesco de emissão da guia.

Além do IPVA, o motorista deve pagar a taxa de licenciamento anual do Detran.RJ, no valor de R$ 183,24, também emitida no site do Bradesco.

Fonte: Extra

Compartilhar:

RELACIONADAS