17 de novembro de 2024

Cláudio Castro destaca redução de crimes, turismo e reciclagem como pontos fortes do Carnaval do Rio

Governador afirmou que esse carnaval foi o mais seguro dos últimos anos
Foto: Governo do Estado

O Governo do Estado fechou com chave de ouro o Carnaval 2023 neste sábado (25), com o Desfile das Campeãs, no Sambódromo. O governador Cláudio Castro acompanhou a passagem das agremiações que ficaram nas seis primeiras colocações e destacou a importância do Carnaval para a economia e a cultura fluminense. Ele também comemorou a atuação da Secretaria do Ambiente e Sustentabilidade, que entrou para o Guinness Book com uma ação de reciclagem de 7 toneladas de latas de alumínio na Marquês de Sapucaí. Os resultados positivos do plano estratégico de segurança, que reduziu a violência em todo o estado, também foram ressaltados pelo governador.

“Tivemos um Carnaval repleto de bons resultados para o estado e a população. Foi o Carnaval mais seguro dos últimos anos e com muitas ações de prevenção e conscientização. E hoje, para coroar o nosso trabalho, recebemos a notícia de que entramos para o Guiness Book, com uma iniciativa sustentável importantíssima: diminuindo o lixo no Sambódromo. Foi uma festa muito bonita, e seguiremos apostando e investindo no maior espetáculo da terra, porque ganhamos em desenvolvimento social e econômico” – afirmou Cláudio Castro.

Já com o título no Guiness Book, a equipe de reciclagem desfilou, abrindo a noite no Sambódromo. A catadora Érica Cristina Figueiredo, de 35 anos, é uma das integrantes do programa que ficou orgulhosa com a premiação. A iniciativa preserva o meio ambiente e gera emprego e renda para os profissionais da cadeia de reciclagem.

“Trabalho há 10 anos na Marquês de Sapucaí durante o Carnaval, reciclando latinhas, PET e papelão. Nós, recicladores, realizamos um trabalho muito importante. Agora, fomos reconhecidos com o título” – disse Erica Cristina.

Antes dos desfiles deste sábado, o governador comentou sobre a queda de crimes violentos nos dias de folia, garantida com o reforço do efetivo das polícias Militar e Civil e o uso de tecnologias. Segundo levantamento do Instituto de Segurança Pública (ISP), entre sexta-feira (17/2) e Quarta-feira de Cinzas (22/2), em comparação com o mesmo período de 2020, houve redução em indicadores como roubos em coletivo (-87%); roubos a transeunte (-58%); e roubos de rua (-58%).

Outra conquista do Rio de Janeiro foi o incremento no turismo. As ações do governo refletiram na boa ocupação da rede hoteleira. De acordo com a ABIH-RJ (Associação de Hotéis), a rede hoteleira do Rio de Janeiro registrou uma média de 96% dos quartos reservados, no período de 18 a 21 de fevereiro. O interior do estado também apresentou ótimos números, ultrapassando 92% dos quartos ocupados. Cláudio Castro recebeu as ministras da Saúde, Nísia Trindade, e do Turismo, Daniela Carneiro, no camarote do Governo do Estado. Nísia acompanhou uma ação marcando o início do Movimento Nacional pela Vacinação, no Sambódromo, com o secretário de Estado de Saúde, Dr. Luizinho, e o personagem Zé Gotinha

Empoderadas nos blocos – O Governo do Estado atuou ainda com ações de prevenção à violência contra as mulheres. O Empoderadas, programa da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, levou conscientização para as foliãs nos blocos de rua, distribuindo material informativo e divulgando telefones para denúncias.

Simulador de capotamentos – Na Marquês de Sapucaí, cerca de 600 pessoas passaram pela experiência do carro simulador de capotamentos, levado pelo Detran.RJ. Com a ação educativa, realizada em parceria com a concessionária Ecoponte, foi possível sentir na pele a sensação de um acidente de trânsito. O objetivo foi evitar que motoristas dirijam alcoolizados.

Fonte: Governo do Estado

Compartilhar:

RELACIONADAS