Durante encontro com o trade turístico americano, nesta terça-feira (09), em Nova Iorque, o governador Cláudio Castro reafirmou o compromisso de investir em um calendário de grandes atrações e eventos, como o G-20, que vai reunir chefes de Estado das 20 maiores economias do mundo em 2024.
“Ter a oportunidade de ouvir e entender a expectativa do setor turístico nos ajuda a pensar mais em como consolidar o nosso estado como o principal destino de turistas. Por isso, temos realizado encontros regulares com trades da Europa e dos Estados Unidos. Ser sede do G-20 é uma conquista do nosso governo, que tem mostrado para o mundo o novo Rio de Janeiro”, ressaltou Castro.
O Governo do Rio de Janeiro elaborou um calendário único de eventos com atrações culturais e turísticas na capital e no interior, como o Web Summit, maior encontro de tecnologia do mundo, a Maratona do Rio e o Pré-Olímpico de Vôlei, além do Carnaval e do Réveillon.
Entre os projetos do governo está também a negociação com companhias aéreas para a ampliação de voos com destino à capital. Hoje, o Rio tem dois voos diários para os Estados Unidos: Houston, da United Airlines, e Miami, da American Airlines. A partir de dezembro, a rota Rio-Miami passará a ter 10 voos semanais, a Delta Airlines retoma os voos vindos de Atlanta e a American Airlines opera a rota Rio-Nova York.
O governador também lembrou do trabalho que está realizando, em parceria com o governo federal e a Prefeitura do Rio, para retomar o protagonismo econômico e turístico do Aeroporto do Galeão. Segundo Castro, a melhor solução é a adoção de um modelo de gestão integrada, que vai beneficiar também o Aeroporto Santos Dumont.
Porta de entrada
O fortalecimento do turismo está sendo realizado com ações direcionadas para a captação de investimentos e projetos de promoção do setor. Segundo o secretário de Turismo, Gustavo Tutuca, os programas têm garantido que o Estado do Rio volte a ser a porta de entrada de turistas de todo o mundo que desembarcam no Brasil.
“O mercado norte-americano é fundamental. Tradicionalmente, os Estados Unidos são o segundo maior emissor de turistas ao Brasil, atrás apenas da Argentina. Em 2022, recebemos mais de 84 mil turistas americanos, superando os números de 2020 e 2021. Acredito que conseguiremos chegar perto da marca dos 120 mil americanos desembarcando no estado este ano”, explicou Tutuca.