16 de novembro de 2024

Governo do Rio abrirá 5 mil vagas administrativas na PM e Bombeiros

Serão 3 mil vagas para a PM e outras 2 mil para a Secretaria de Defesa Civil, submetido ao Corpo de Bombeiros.
Foto: Gabriel de Paiva / Agência O Globo e Divulgação / CBMERJ

O Governo do Rio vai abrir 5 mil vagas para áreas administrativas na Polícia Militar e no Corpo de Bombeiros. O programa, com duração inicial de um ano, será destinado a jovens entre 18 e 29 anos e deve contribuir com o retorno às ruas de agentes aptos, mas que hoje estão em funções burocráticas das duas corporações. O salário é de R$ 2,6 mil.

Ainda não há data para o início das inscrições. Segundo o Palácio Guanabara, o edital com os detalhes da seleção será divulgado “em breve”. O trabalho será de 40 horas semanais (8 horas diárias), com remuneração de dois salários mínimos (R$ 2.640). Para se candidatar, os jovens precisam ter o Ensino Médio completo, além de estar com as obrigações eleitorais em dia, ter boas condições de saúde e possuir atestado de bons antecedentes.

Um decreto regulamentando o chamado “Corpo de Jovens Voluntários” foi publicado na edição desta quarta-feira (21) do Diário Oficial do Rio. A criação do programa é regulada pela lei federal nº 10.029, de 2000. A norma estabelece que o número de voluntários para serviços administrativos e auxiliares de saúde nas Polícias Militares e Corpos de Bombeiros não pode exceder a proporção de um voluntário para cada cinco integrantes das corporações. Por isso, 3 mil jovens serão contratados para a PM e outros 2 mil para o CBMERJ.

Além disso, o texto também limita que o programa dure apenas um ano, prorrogável por igual período, e determina que o serviço “não gere vínculo empregatício, nem obrigação de natureza trabalhista, previdenciária ou afim”.

Fonte: Extra

Compartilhar:

RELACIONADAS