Um lixão em Teresópolis, na Região Serrana, foi atingido por um incêndio no fim da madrugada desta segunda-feira (26). Com as chamas, uma forte fumaça atingiu a cidade e os moradores tiveram dificuldade de circular pelo município. Escolas foram fechadas e aulas suspensas. As informações foram publicadas no site do G1 da Região Serrana.
O Corpo de Bombeiros foi acionado às 5h da manhã por causa das chamas no local, que fica às margens da BR-116. As chamas foram controladas no fim da manhã, de acordo com a corporação.
A Secretaria Municipal de Saúde de Teresópolis recomendou o uso de máscara para pacientes portadores de doenças respiratórias como asma ou bronquite.
O prefeito da cidade, Vinícius Claussem, afirmou em suas redes sociais que o incêndio foi criminoso e pediu que as causas sejam investigadas.
“Em contato direto com tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, Araújo, mandei investigar as causas desse incêndio criminoso, e nós não podemos mais conviver com uma coisa dessa em Teresópolis”, disse o prefeito.
A Secretaria de Meio Ambiente, Serviço Público, Defesa Civil auxialiaram na contenção do fogo e a Cedae enviou suprimento no combate ao incêndio.
O lixão foi um aterro sanitário, mas, em 2018, foi interditado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e pelo Ministério Público porque se tornou um depósito sem controle do despejo de detritos. Segundo o Inea, o local tinha muitos catadores e o chorume, líquido resultante da decomposição do material orgânico, estava escorrendo para o rio que fica na região.