A Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes lembra a luta pelos direitos da comunidade LGBTQIA+ com uma homenagem neste 28 de junho, Dia Internacional do Orgulho. O histórico Palácio Nilo Peçanha, sede do Legislativo campista, foi iluminado com as cores da bandeira que representa a diversidade.
Quem passar pela Avenida Alberto Torres poderá contemplar a iluminação. Com a ação, a Câmara Municipal chama a atenção da sociedade para o combate à homofobia e à transfobia – crimes que ainda matam nos dias de hoje, e convida à reflexão sobre direitos e inclusão.
28 de junho
A data que marca o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ remete à luta. No ano de 1969, a repressão da polícia de Nova Iorque a bares frequentados por homossexuais era violenta. Em uma dessas ações, em 28 de junho, pessoas dessa comunidade que estavam no bar Stonewall Inn resistiram à repressão e se rebelaram.
O episódio ficou conhecido como Rebelião de Stonewall Inn e, desde então, a data foi marcada pela celebração à diversidade em diversos países e pela luta contra o preconceito.