11 de outubro de 2024

Concurso Público: cidades do Norte Fluminense na expectativa dos editais

Confira como está a situação dos municípios que divulgaram recentemente a previsão de concursos e as áreas de atuação
Foto: Freepik

A semana foi recheada de novidades em relação a confirmação de concursos públicos na região Norte Fluminense. Apesar da boa notícia, ainda não há datas divulgadas para publicação de editais e para aplicação das provas. Confira a seguir como está a situação dos municípios que divulgaram recentemente a previsão de concursos e as áreas de atuação.

Campos dos Goytacazes

Anunciado em maio pelo prefeito da cidade, Wladimir Garotinho, serão ofertadas 378 vagas para as seguintes carreiras: Auditor Fiscal, Técnico Fazendário, Contador, Analista de Controle Interno, Assistente de Controle Interno, Educador Social e Guarda Municipal.

Os editais seriam divulgados em junho, mas a expectativa não se confirmou. A Subsecretaria de Comunicação não informou previsão de data para publicação. O último concurso público realizado em Campos foi no ano de 2012, atendendo solicitações do Ministério Público do Trabalho (MPT) e do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ).

São Francisco de Itabapoana

A prefeita do município, Francimara Barbosa Lemos anunciou que haverá a oferta de mais de 500 vagas para níveis de escolaridade que variam de fundamental incompleto, médio, técnico e superior. Não foram divulgadas as carreiras que serão contempladas no concurso.

Francimara se reuniu em seu Gabinete, durante a semana, com o objetivo de dar andamento ao processo do concurso público em São Francisco de Itabapoana. A previsão é de que a abertura do edital aconteça no mês de outubro deste ano e as provas sejam aplicadas em janeiro e fevereiro de 2024. A cidade não realiza um concurso público há mais de 15 anos, segunda a prefeita.

São Fidélis

O Prefeito de São Fidélis, Amarildo Henrique Alcântara anunciou através de publicação no Diário Oficial do Município, concurso público para as áreas da Educação e Saúde. Após levantamentos prévios ficou decidido que haverá feita a ampliação com o objetivo de prover cargos efetivos em todas as áreas da Prefeitura Municipal de São Fidélis.

Uma Comissão Especial composta por servidores efetivos está responsável por realizar estudos e levantamentos atuais e mais amplos, necessários para a realização do certame. Maiores detalhes como cronograma e os cargos contemplados serão divulgados em momento oportuno. A possibilidade é a divisão dos editais por áreas específicas para agilizar o procedimento.

Macaé

No fim de janeiro deste ano, o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) determinou a realização de concurso público no município. O órgão determinou ainda a exoneração de todos os servidores contratados temporariamente, que ocupem os cargos cujas vagas foram oferecidas no concurso 2011/2012.

A Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Macaé informou que a comissão organizadora responsável pelos atos preparatórios de elaboração e instrução para realização do concurso público concluiu o levantamento de quantitativos de vagas a serem contempladas.

Segundo a nota da Secretaria, o levantamento foi enviado aos órgãos responsáveis “a fim de elaboração de estudo para verificação de viabilidade orçamentária e financeira, visto que é requisito indispensável para realização de concurso público em conformidade com a Lei de Responsabilidade Fiscal, além da autorização específica na Lei de Diretrizes Orçamentárias”.

“Após a conclusão do estudo, a próxima etapa será a elaboração do projeto de lei para criação de novos cargos e vagas na atual estrutura administrativa do município. Depois de concluído, o projeto de lei seguirá para ser analisado pela Câmara de Vereadores”, finaliza a nota.

Compartilhar:

RELACIONADAS