11 de outubro de 2024

Baixo índice de idosos vacinados contra a gripe preocupa

Apenas 44,12% do público-alvo foram imunizados contra o vírus da Influenza.
Foto: Divulgação

A vacina contra o vírus da Influenza segue disponível para toda a população em Campos. Mas a Secretaria Municipal de Saúde alerta para o baixo índice de idosos vacinados. Somente 36.154 receberam a dose do imunizante, o que equivale a 44,12% do público-alvo. Cerca de 81.932 idosos acima de 60 anos estão aptos a se vacinar no município.

A situação se agrava ainda mais no caso dos grupos de maior risco. Apenas 34,99% ou 97.220 doses foram aplicadas na população geral acima de 6 meses. Devem tomar a vacina: crianças menores de 5 anos, gestantes, puérperas, idosos, pessoas com doenças crônicas, quilombolas, ribeirinhos, trabalhadores da saúde, professores, das escolas públicas e privadas, forças de segurança e salvamento, forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso e trabalhadores portuário.

O subsecretário de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde (Subpav), o infectologista Rodrigo Carneiro, reforça a importância da imunização para a população idosa, principalmente, no inverno. “Orientamos a população para procurar nossos locais de vacinação. A campanha do Estado já foi encerrada, mas em Campos continua sendo aplicada enquanto tiver estoque. Lembrando que, nesta época do ano a expectativa é de que o número de casos (de gripe) siga com tendência de alta. Por isso, a importância de os idosos estarem imunizados contra o vírus da influenza”.

Carneiro esclarece que o idoso não imunizado tem um risco maior de evolução para que uma eventual gripe, se agrave necessitando, inclusive, de internação, oxigênio suplementar e, algumas vezes, até o uso de terapia intensiva na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). “É importante que a população não espere apenas por campanhas, já que temos a vacina disponível em nossas Unidades Básicas de Saúde e nos postos”, pontua.

O município disponibiliza mais de 30 salas de vacinação distribuídas pelo município que atendem de segunda a sexta-feira. Outras duas salas funcionam sábado e domingo, sendo a Clínica da Criança e UPH Saldanha Marinho. O atendimento é das 8h às 17h.

Compartilhar:

RELACIONADAS