11 de outubro de 2024

Ações contra as hepatites virais acontecem durante o mês de julho em Quissamã

A campanha tem por finalidade reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais.

As ações da campanha “Julho Amarelo” foram iniciadas em Quissamã, uma iniciativa da Secretaria municipal de Saúde, por meio da Coordenação da Estratégia de Saúde da Família e o Programa de Infecções Sexualmente Transmissíveis -ISTs, AIDS e Hepatites. A campanha tem por finalidade reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais.

A Estratégia de Saúde do bairro Carmo abriu o calendário da campanha, que terá abrangência em todas as unidades do município. A coordenadora do Programa de Infecções Sexualmente Transmissíveis -ISTs, AIDS e Hepatites, a enfermeira Tatiane Felipe, relata que a testagem acontece de forma rotineira nas Unidades de Saúde, com o intuito de detectar doenças como as hepatites B, C, HIV (AIDS) e Sífilis.

“Durante o Julho Amarelo é reforçada a importância do teste rápido, com obtenção do resultado em até 15 minutos, quando também é realizado o aconselhamento pelo profissional de saúde. Em caso de diagnóstico positivo, o paciente é encaminhado para o tratamento oferecido pela rede municipal de saúde”, explicou Tatiane Felipe.

A enfermeira Gláucia Schuabb relata que uma das razões da atividade do Julho Amarelo é incentivar a testagem. “Existem muitas pessoas que podem estar com o vírus atuando ainda de forma silenciosa, assim torna-se fundamental alertar a população para os riscos e tratamentos das hepatites virais, HIV e Sífilis, assim como as formas de prevenção”, observou a enfermeira.

As principais formas de prevenir as hepatites virais são: não compartilhar objetos perfurantes e cortantes, como agulhas, seringas, alicates; usar preservativo em relações sexuais; ao fazer tatuagens e piercings é necessário que todo o material utilizado seja esterilizado ou descartável. É necessário ainda manter as vacinas em dia; não compartilhar objetos de higiene pessoal. Em caso de dúvidas procure uma Unidade de Saúde da Família.

Compartilhar:

RELACIONADAS