A psicologia na prática esportiva é fundamental para os atletas de alto rendimneto. E pensando nisso, o Americano tem investido na saúde mental, emocional e nas relações interpessoais de seus colaboradores, bem como da comissão técnica, jogadores e demais funcionários. A responsável por esse trabalho é a psicóloga Manuela de Paula, que compõe a comissão técnica do Glorioso há duas temporadas.
Para Manuela, a psicologia do esporte contribui para o rendimento e resultado de atletas e equipes. “O psicólogo identifica e colabora com mediações direcionadas para uma melhor estrutura emocional e psicológica dos atletas, sendo o maior objetivo zelar para uma melhor saúde emocional de todos os integrantes do clube, como exemplo, em suas rotinas de treinos e demandas individuais e sociais, tendo como resposta um melhor rendimento na prática esportiva”, explicou.
A psicóloga está presente nas rotinas e atividades das práticas esportivas do clube e tem o desafio de potencializar os momentos agradáveis e também auxiliar nas dificuldades, como na reabilitação de lesões ou na superação de cada atleta. Manuela colabora também nas habilidades emocionais diversas como: motivação, liderança, superação, bem-estar, espírito de equipe e convivência social.
“O Americano tem dado um suporte muito importante nesse quesito aos seus atletas e funcionários, pois o setor de psicologia comandado pela Manuela tem auxiliado bastante no suporte aos profissionais no que diz respeito a parte emocional e toda saúde mental. Tem sido um suporte importante, pois assim como a parte física, técnica e tática, a parte emocional é uma área tão importante como essas outras. Ter esse acompanhamento de uma profissional capacitada como tem sido, nos dá a garantia de estar preparados nesse momento principalmente”, afirmou o técnico Rafael Soriano.
O lateral-esquerdo Bruno Barbosa avalia como positiva a psicologia no esporte. “O trabalho da psicologia ajuda bastante porque a gente desabafa e se sente mais leve para dar continuidade na nossa vida diária. Muitas pessoas acham que a vida de jogador de futebol são flores, mas a gente passa por muitas situações em jogos, na família, que nos deixa abalados emocionalmente, que a gente não quer demonstrar para os outros que estão ao nosso redor”, contou.
O atleta ainda enaltece a visão do Americano em pensar no bem-estar de todos que atuam no clube e na presença do profissional conduzindo o trabalho psíquico. “A Manuela é sempre muito acolhedora. Passei por uma lesão e ela sempre me ajudou. Quando precisei me atendeu por whatsapp e pessoalmente, o que me deixou mais tranquilo e esperançoso para continuar essa jornada e conquistar o acesso, por exemplo. E com o clube nos dando esse suporte, além da preparação física, a gente fica preparado também emocionalmente”, declarou.
Como resultado, o Americano está bem próximo da classificação à semifinal da Taça Santos Dumont da série A2 do Campeonato Carioca. Atual vice-líder com 18 pontos, o Glorioso volta a campo dia 2 de agosto, às 14h45, quando enfrentará o Resende, no estádio do Trabalhador, em partida válida pela última rodada da competição.