O Presidente Lula vai ter que nomear mais dois ministros do STF e há uma grande pressão para que ele escolha duas mulheres. Contudo, isso não deve acontecer, pois há grandes chances de Flávio Dino ser o escolhido e o STJ receber duas mulheres.
Juiz aposentado, ex-governador do Maranhão e senador eleito, Dino além de ser um político audacioso, inteligente e profundo conhecedor das leis e de gestão, ainda arrebenta nas redes sociais.
Integrante de um governo petista que patina em termos de mídias sociais e que tem a coragem de por lives do Presidente Lula as terças de manhã e sem divulgar, Dino se descola.
Suas publicações no Twitter, por exemplo, já são objetos de matérias jornalísticas, inclusive dando furos de notícia, por exemplo, quando noticiou, em primeira mão, a prisão de mais um assassino do caso Marielle.
Suas colocações nas audiências públicas, diante de questionamentos rasos e muitas das vezes completamente fora de foco da Oposição trouxeram robustez ao debate.
Em minha opinião Dino seria um ministro sensacional do STF, porém, perderíamos um nome forte na administração pública, pois ele é, com certeza, um dos alicerceres protetivos do atual governo.
Em conversas reservadas com apoiadores e até com alguns ministros da Suprema Corte Lula demonstra todo o seu interesse em nomear Dino para a vaga que será aberta com a aposentadoria de Rosa Weber. Por fora, correm os nomes do advogado Geral da União, Jorge Messias e o do ministro do TCU, Bruno Dantas.
Alguns entendem que esse interesse de Lula em por Dino no STF não é somente pela sua competência a frente da pasta da Justiça. Mesmo não sendo do PT, o ex-governador do Maranhão é um nome forte para disputar uma candidatura à presidência.
Não sendo petista de carteirinha, a ala mais conservadora da sigla de Lula prefere o Senador no STF do que disputando a cadeira máxima do executivo federal.
Vamos aguardar!