O Palácio Tiradentes ficou lotado na noite desta quinta-feira (14), para a cerimônia de entrega da Medalha Tiradentes – maior honraria do parlamento fluminense – ao procurador-geral da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), Robson Maciel Jr. A homenagem foi uma proposta dos deputados Chico Machado (SDD), Tia Ju (Rep), Dionísio Lins (PP) e Léo Vieira (PSC), aprovada com unanimidade pelos parlamentares da Casa.
Para o presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar, foi uma satisfação presidir a cerimônia em homenagem a um amigo. “Estou aqui hoje como presidente da Casa e muito feliz em poder prestigiá-lo com a essa honraria, votada com unanimidade e homenagear esse amigo com a maior condecoração do parlamento fluminense, de coração, não é uma coisa forçada, e sim uma coisa que ele merece e que tem toda envergadura que exige a Medalha Tiradentes”, disse o presidente.
A deputada Tia Ju, segunda vice-presidente da Alerj, comentou sobre a trajetória de Robson na Procuradoria. “É uma homenagem muito justa. O Dr. Robson chega a essa Casa como procurador, já vindo de uma trajetória profissional brilhante e chega a com sua jovialidade, mostrando o que é capaz de fazer, e tem feito”, disse.
Em nota, os deputados Chico Machado, Dionísio Lins e Léo Vieira também parabenizaram o homenageado. “É com grande orgulho que concedemos a Medalha Tiradentes ao procurador da Alerj, Robson Maciel. Ele é um excelente advogado, incansavelmente trabalhador e um exemplo de ética”, disse o comunicado.
Em seu discurso, Robson Maciel agradeceu a presença dos familiares e amigos e falou sobre os desafios da profissão. “Quero agradecer a todos os amigos e amigas que estão aqui nesta noite, agradecer aos meus familiares e dizer que me sinto extremamente feliz em ver tantas pessoas que gosto e admiro doando parte do seu tempo para estar aqui. Eu que completei mais um ano de vida há poucos dias, me sinto agraciado com um presente deste tamanho. A atividade jurídica necessita de sensibilidade para perceber sutilezas e diferenças envolvidas em palavras escritas, ditas e não ditas. Estar aqui, hoje, é uma honra e me faz valorizar ainda mais a atividade jurídica à frente da Procuradoria-Geral da Alerj”, concluiu o homenageado.
Campistas presentes
Dentre familiares e amigos, algumas personalidades de Campos marcaram presença na homenagem, como a delegada titular da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (Deam), Madeleine Dykeman; os vereadores Helinho Nahim, Rogério Matoso e Dandinho de Rio Preto.
O presidente da OAB Campos, Filipe Estefan também compareceu para homenagear o colega. “Conheço o Robson há muitos anos, tive a honra e oportunidade de vê-lo participar da minha gestão na presidência da 12ª subseção da OAB Campos, onde junto empreendemos esforços em defesa da democracia, o vi crescer profissionalmente através do seu empenho, tanto no campo da educação quanto no exercício profissional. Vê-lo aqui hoje, recebendo essa honraria, que é muito justa pelo percurso de vida e trajetória a que ele se dedicou”, disse.
Dentre os parlamentares que marcaram presença estavam: Carla Machado (PT), Fred Pacheco (PMN), Rosenverg Reis (MDB), Douglas Ruas (PL), Filipe Poubel (PL) e Alan Lopes (PL).
Trajetória
Formado na Faculdade de Direito de Campos, Robson Maciel, que já foi procurador da Câmara de Campos, conta com uma longa trajetória profissional e também acadêmica, com especialização em Direito Eleitoral e parte do corpo docente do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC), onde lecionou na pós-graduação em Direito Penal Empresarial e Criminalidade Complexa.