6 de outubro de 2024

Exigência de exame HIV é retirada de edital do concurso da Guarda Civil

As inscrições para o concurso da Guarda seguem até o dia 06 de novembro.
Foto: Reprodução

Conforme anunciado pelo Prefeito Wladimir Garotinho nesta terça-feira (19), foi publicado no Diário Oficial do Município a retificação do edital do concurso da Guarda Civil Municipal (GCM) suprimindo a exigência de exame HIV, constante no item 1, alínea a do Anexo VII – dos Exames de Saúde, bem como a condição incapacitante: “Infecção pelo vírus HIV ou síndrome de imunodeficiência adquirida”. As inscrições para o concurso da Guarda começam às 16h de quinta-feira (21) e seguem até às 16h do dia 06 de novembro.

Edital do concurso da Guarda Municipal é publicado; veja

Seguindo o princípio da autotutela, o Prefeito Wladimir Garotinho decidiu solicitar a retirada do edital do Concurso da Guarda Municipal a cláusula inserida pelo Instituto Consulplan, a qual exigia a apresentação do exame de HIV. Wladimir recebeu na manhã desta terça-feira (19) a presidente da Associação Irmãos da Solidariedade, Fátima Castro, e a secretária executiva da entidade, Renata Melila, o qual reiterou a decisão.

De manhã, ao receber a presidente da Associação Fátima Castro, o prefeito Wladimir explicou: “Recebi a minha amiga Fátima Castro, presidente da Irmãos da Solidariedade, para conversarmos a respeito da cláusula incluída pela empresa que a Prefeitura contratou para fazer o edital do concurso da Guarda Municipal, que exigia a necessidade de apresentar o exame de HIV, o que fere o princípio do anonimato e da liberdade das pessoas”, disse o prefeito, que estava acompanhado pelo secretário de Administração e Recursos Humanos, Wainer Teixeira.

“A decisão do prefeito é acertada. A comissão estava aguardando esta orientação do município. A retirada da cláusula é importante, porque respeita toda essa luta, toda essa militância que, nos últimos anos, especialmente aqui em Campos, sempre esteve na vanguarda. A alteração não impacta de maneira nenhuma os prazos do concurso, até porque as inscrições ainda não começaram”, completou Wainer.

Compartilhar:

RELACIONADAS