6 de outubro de 2024

Árbitro é vítima de racismo em jogo de futebol amador em Campos

O caso foi registrado na manhã desta segunda-feira (25), na 134ª Delegacia de Polícia do Centro.
Foto: Reprodução

O árbitro de futebol amador de Campos, Luciano Justo, de 51 anos foi vítima de racismo durante uma partida de futebol que estava sendo realizada no último sábado (23), em Goitacazes, na Baixada Campista. O crime aconteceu no jogo entre Liverpool e Tócos, quando um torcedor chamou o profissional de “negro” e “macaco”, após a marcação de um pênalti. O caso foi registrado na manhã desta segunda-feira (25), na 134ª Delegacia de Polícia do Centro.

Após as ofensas, Luciano se dirigiu até ao Destacamento de Policiamento Ostensivo (DPO) de Goitacazes e pediu a presença dos policiais. Uma viatura foi solicitada, mas os policiais responsáveis pelo DPO estavam em outra ocorrência. O árbitro voltou ao campo de jogo, chamou os capitães das duas equipes e os presidentes e informou que encerraria a partida devido ao racismo sofrido. A partida estava empatada em 1 a 1.

O site Monitor NF, entrou em contato com árbitro que relatou nunca ter sofrido qualquer tipo de discriminação durante toda sua carreira, que já tem mais de 25 anos de atuação. Jogadores, diretores e presidentes de ambas as equipes prestaram solidariedade e apoio a Luciano.

“Isso nunca havia acontecido em toda a minha carreira. Atuo como árbitro de futebol amador e em categorias de base em cidades como São Fidélis, Macaé e infelizmente o veio acontecer na minha casa (em Campos), isso é lamnetável”, disse o árbitro.

O árbitro identificou o autor das ofensas e através de testemunhas informou a Polícia que se trata de um morador de Goitacazes. “Já informei na ocorrência o endereço do autor e vamos aguardar a investigação”, finalizou Luciano.

Em nota, a Coordenação Geral da Copa Ouro 2023, repudiou o caso de racismo contra Luciano.

“De acordo com o Parágrafo 3°, Artigo 5° do Capítulo X, e baseado também no Artigo 4° do Capítulo VIII e Artigo 6° do Capítulo XV do Regulamento da Competição, a equipe do Liverpool será declarada perdedora pelo placar de 3X0 e punida com a perda de 1 mando de campo.

Temos a ciência que ambos os Clubes envolvidos na partida não concordam com tais atitudes, mas, é inadmissível que isso ocorra no futebol amador da nossa cidade. Informo também que o Árbitro da Partida, Sr. Luciano Justo, abriu um Boletim de Ocorrência na 134° DP contra o referido torcedor”, diz a nota.

Compartilhar:

RELACIONADAS