6 de outubro de 2024

CDL se manifesta contra suspensão de voos do Rio de Janeiro para Campos

Decisão de suspender os voos partiu da empresa Azul Linhas Aéreas.
Foto: Reprodução

A Azul Linhas Aéreas informou que a partir deste domingo (1º), suspendeu os voos diretos do Aeroporto Santos Dumont para seis destinos, – Brasília, Campos dos Goytacazes, Florianópolis, Maceió, Porto Seguro e Vitória. Com a decisão, os passageiros que voam para Campos dos Goytacazes, Maceió e Caxias do Sul não terão mais voos disponíveis no mês de outubro no Santos Dumont.

A redução do fluxo no Aeroporto Santos Dumont, no Centro do Rio, fazem parte de um projeto para um maior aproveitamento do Aeroporto Internacional Tom Jobim, também conhecido como Aeroporto do Galeão. O ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, assinou em agosto uma portaria que garante o processo de migração de voos a partir de janeiro de 2024.

A decisão anunciada pela empresa, foi lamentada pelo presidente da Câmara de Dirigentes Logistas (CDL) de Campos, Edvar Júnior.

“Lamentamos e manifestamos o nosso inconformismo à suspensão dos voos diretos entre as cidades de COs passageiros que voam para Campos dos Goytacazes, Maceió e Caxias do Sul não terão esses voos disponíveis em outubro no Santos Dumont.ampos dos Goytacazes e Rio de Janeiro e vice-versa (CAW/SDU e SDU/CAW). Solicitamos Posicionamento, Reação e Mobilização imediata de todas as entidades e instituições empresariais, comerciais, agropecuárias e de pesca, prestadores de serviços e sindicatos classistas, e, especialmente, dos Poderes Públicos Executivo, Legislativo, Judiciário e também do Ministério Público”, disse o presidente da CDL, Edvar Júnior.

Confira a nota na íntegra:

Cumprindo as suas obrigações estatutárias, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos (CDL) – afiliada à Federação das Câmaras Dirigentes Lojistas do Estado do Rio de Janeiro – tem o dever de, publicamente, lamentar e manifestar o seu inconformismo à suspensão de voos diretos entre as cidades de Campos dos Goytacazes e Rio de Janeiro e vice-versa (CAW/SDU e SDU/CAW), a partir de segunda feira, 2 de outubro de 2023, com graves consequências e repercussões sociais, econômicas, financeiras e logísticas para as regiões Norte e Noroeste Fluminense, com população de quase 2 milhões de pessoas.

Destacamos que, apesar de ato normativo do Governo Federal, de limitação de voos no aeroporto Santos Dumont, essa determinação não justifica a drástica suspensão, uma vez que a Capital do Rio de Janeiro dispõe de mais duas instalações alternativas, que são os Aeroportos do Galeão e de Jacarepaguá.

Em vista do exposto, solicitamos e estimulamos a imediata reação e mobilização de todas as entidades e instituições empresariais, comerciais, agropecuárias e de pesca, prestadores de serviços e sindicatos classistas, e, especialmente, dos Poderes Públicos Executivo, Legislativo, Judiciário e também do Ministério Público.

Adiantamos que a CDL/Campos dos Goytacazes (RJ) já está formatando agenda executiva com essas instituições e entidades para, de maneira organizada, urgente, incisiva e resolutivamente, contrapor-se e reverter essa lamentável ocorrência que compromete a progressiva retomada do crescimento econômico e social sustentável da Região e do interior do Estado do Rio de Janeiro.

Compartilhar:

RELACIONADAS