25 de novembro de 2024

BC pode tornar obrigatório um canal de denúncia nos aplicativos de bancos

Na prática, seria uma alternativa para as centrais de atendimento telefônico.
Foto: Getty Images

O Banco Central está elaborando uma proposta para que os aplicativos de bancos e outras instituições financeiras, inseridas no sistema Pix, tenham um canal de denúncia para suspeitas de golpes e fraudes. As informações foram divulgadas nesta quarta-feira (4).

O BC vai apresentar uma proposta de “experiência do usuário” nos aplicativos, que deve ser submetida ainda neste ano para consulta das instituições financeiras. No primeiro momento, a ideia é que seja uma recomendação, podendo “no futuro” se tornar obrigatório, diz o BC.

Essa funcionalidade foi sugerida por técnicos da instituição, no chamado Grupo Estratégico de Segurança (GE-Seg). Em nota, o Banco Central diz que a mudança busca agilizar as denúncias de suspeitas de irregularidades. O BC ressalta que algumas instituições já possuem essa funcionalidade, nos aplicativos, e a meta é ampliar e padronizar esse meio de denúncia. Na prática, seria uma alternativa para as centrais de atendimento telefônico.

Fonte: Extra

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