5 de outubro de 2024

1º Encontro Numismática acontece no Vila Maria, em Campos

O evento reúne colecionadores de cédulas, moedas, medalhas e outros itens.
Foto: Divulgação

Começou nesta sexta-feira (6), o 1º Encontro Numismática e Multicolecionismo de Campos, que seguirá neste sábado (07), de 9h às 18h, com entrada franca, no Vila Maria. O evento tem apoio da Prefeitura de Campos, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), reunindo colecionadores de cédulas, moedas, medalhas e outros itens.

De acordo com o Coordenador da Região Sudeste da Sociedade Numismática Brasileira e Diretor do Clube Numismático do Estado do Rio de Janeiro, Felipe Rocha, a expectativa é que 300 a 400 pessoas passem pelo local nos dois dias.

“O objetivo principal é difundir a numismática como ciência, cultura, como as moedas, as cédulas, medalhas são utilizadas em objetos de estudo. É um espaço para que possamos retratar períodos históricos, fatos históricos, personagens e, no evento, quem participar vai encontrar uma sala de exposição e comercialização de moedas, cédulas, medalhas, entre outros itens colecionáveis. Para quem tem moedas antigas e deseja fazer avaliação, o espaço também oferece compra, troca e venda”, explica Felipe.

O principal objetivo do encontro é fomentar o colecionismo através da numismática em âmbito nacional e internacional como ferramenta cultural e de reinterpretação da história. É um evento que visa promover a interação entre os inúmeros numismatas do Brasil, colecionadores de todos os estados do país, historiadores, pesquisadores e visitantes.

O coordenador fala ainda sobre a potência do município para a realização do evento e destaca que Campos passa a constar no calendário da Sociedade Numismática Brasileira a partir de 2024. “Campos é uma cidade polo da Região e eu acredito na importância de interiorizar a numismática. Ministraremos palestras para estudantes, vamos avaliar moedas, cédulas e medalhas e também estamos com peças para venda. É um momento de oportunizar a população, que tem todo o potencial para ser polo indutor da Região”, sinalizou o coordenador.

A Sociedade Numismática realiza entre 50 e 60 encontros em todo o Brasil, por meio de calendário oficial previsto e divulgado no site (AQUI). No Estado do Rio, anualmente, são realizados 18 eventos, além dos Encontros internacionais. Para os moradores de Campos e região que estiverem interessados em participar do evento, o coordenador disponibiliza o número (21) 98169-0097 para contato.

Compartilhar:

RELACIONADAS