25 de novembro de 2024

Comércio de Campos na expectativa por ofertas de vagas temporárias no fim de ano

Segmentos da economia como: vestiário, calçados, perfumaria, bijouteira e brinquedos devem registrar aumento nas vendas.
Foto: Divulgação

Com a aproximação do fim de ano, o comércio aposta no aumento de vendas e em Campos a expectativa não é diferente. Para atender a alta demanda, muitas lojas vão em busca de funcionários, em caráter temporário. Segundo entrevistas realizadas pelo setor comercial do município, cerca de 10% das lojas já contrataram, 75% devem contratar em novembro e 15% em dezembro.

O Presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Campos (SINDIVAREJO), Maurício Cabral acredita que, como de praxe, alguns segmentos do comércio de Campos vão oferecer vagas temporárias, para este fim de ano, entre os meses de novembro e dezembro.

“Estamos muito confiantes nestes dados, considerando que Campos registrou um aumento de novas lojas instaladas em Campos conforme já divulgou a Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (JUCERJA) deixando a “Planície Goitacá” em 6° lugar no ranking”, disse Maurício.

O presidente do Sindivarejo completou: “Os dados também refletem na geração de novos empregos de carteira assinada e nos temporários, que sempre são registrados para atender esta demanda de fim de ano, como a Black Friday, que este ano será 24 de novembro e o Natal”, finalizou Maurício.

Para o economista sênior da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Fabio Bentes, a expectativa é de que as vendas cresçam na casa dos 4%, patamar que não é visto há quatro anos, e que as contratações devem ganhar tração a partir da segunda quinzena de outubro.

De acordo com pesquisa realizada pelo Sindicato dos Lojistas do Comércio (SINDILOJAS), 45% responderam a pesquisa feita pela instituição com a possibilidade de contratar para o período de festas do fim de ano. A pesquisa também mostrou que 35% das empresas ainda estão indecisos nesta contratação, 10% não pretendem contratar e 10% pensam em pagar horas extras, se for necessário.

Os segmentos que mais possuem demanda são as empresas dos setores de confecções, moda infantil, calçados, joias e bijuterias, óticas, eletroeletrônicos, papelarias, móveis e brinquedos.

Cautela

Já o presidente da Associação Comercial e Industrial de Campos (ACIC), Fernando Loureiro, ressalta que no município os comerciantes estão mais cautelosos para a contratação de vagas temporárias, como já é de costume nesta época do ano para atender a demanda das festas de fim de ano.

Loureiro, no entanto, acredita que haverá contratações a partir do mês de novembro, considerando que a economia de Campos teve um razoável aumento, se comparado com os dados divulgados pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas e Analises(IFec/RJ) que espera um aumento para a cidade do Rio de Janeiro de até 42,5% de aumento de empregos temporários”, explicou Loureiro.

Loureiro disse ainda, que geralmente nos dias que antecedem o Natal, vários segmentos da economia campista, como vestiário, calçados, perfumaria, bijouteira e brinquedos registram um aumento nas vendas o que gera essa necessidade de contratações temporárias”, concluiu.

Compartilhar:

RELACIONADAS