A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, em discussão única, a concessão da Medalha Tiradentes, maior honraria do Parlamento fluminense, para o ministro da Justiça, Flávio Dino.
A medida foi proposta no Projeto de Resolução 355/23, assinado pelo presidente da casa legislativa Rodrigo Bacellar (PL). O projeto será promulgado pela Mesa Diretora da Casa e publicado no Diário Oficial do Legislativo dos próximos dias.
Segundo Rodrigo: “É merecida a homenagem por sua pessoa e respeitável trajetória profissional pautada na melhor técnica ao desempenhar uma função relevante para a sociedade”.
Trata-se de uma concessão das mais felizes e merecidas. Dino tem sido, talvez o maior Secretário de Segurança das últimas gestões federais. Inteligente, eficaz, firme e com senso de humor apurado, tem sedo, inclusive, cogitado a vaga do STF, aberta com a aposentadoria compulsória de Rosa Weber.
A suas medidas de ação no combate aos extremistas de 8 de janeiro, no combate ao crime organizado e em casos emblemáticos como reabrir efetivamente o caso Marielle Franco, o tornou essencial ao país.
Flávio Dino de Castro e Costa é advogado e professor, filiado ao Partido Socialista Brasileiro (PSB). Em 2022, foi eleito senador pelo Estado do Maranhão, do qual foi governador de 2015 até o ano passado. É também professor de direito constitucional da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).