3 de outubro de 2024

Secretaria de Educação inicia Transporte Universitário em Campos

Programa começou a atender cerca de 230 universitários de diversas localidades do município.
Foto: Divulgação

Acadêmicos das universidades e faculdades públicas e particulares de Campos e alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de ensino, que moram no interior da cidade, vão terminar o ano letivo mais aliviados. Eles não precisarão mais interromper os estudos por falta de transporte. Isso porque agora eles contam com o Programa Municipal de Transporte Universitário, ofertado pela Prefeitura de Campos, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct).

Nesta segunda-feira (30), o programa começou a atender, aproximadamente, 230 universitários de Farol de São Tomé, Santo Amaro, Baixa Grande, Mussurepe, Saturnino de Brito, São Sebastião, Santo Eduardo, Santa Maria, Morro do Coco e Conselheiro Josino, nos turnos da manhã e noite.

Outros 250 alunos da EJA estão sendo contemplados desde o mês passado, beneficiando moradores de 60 localidades mais distantes do Centro da cidade, como Ribeiro do Amaro, Guandu, Nova Canaã, Farol de São Tomé, Dores de Macabu, entre outras.

O Programa Municipal de Transporte Universitário é voltado aos estudantes de universidades, faculdades, pós-graduação, cursos profissionalizantes e cursos técnicos que morem no interior do município e não têm condições de arcar com sua condução até suas respectivas instituições de ensino. A medida é uma das ações previstas pelo Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE) da Seduct.

O prazo para o cadastramento de alunos interessados terminou no dia 28 de setembro. Já o cadastramento da EJA foi feito diretamente nas unidades escolares, com apoio dos gestores. Segundo o secretário de Educação, Marcelo Feres, o contrato prevê dois grupos: um com 10 rotas para os estudantes universitários e outro com 10 rotas para os alunos da EJA.

“Apoiar a EJA e os estudantes universitários é um compromisso que deve ser cumprido com a Educação. No caso da EJA, o país tem uma dívida com essas pessoas que não conseguiram concluir seus estudos no tempo ideal. E a gente sabe da importância de trabalhar com a EJA, oferecendo o melhor para esses alunos e ainda associando a perspectiva ocupacional e a qualificação profissional”, disse o secretário. “Estamos, com isso, ajudando a eliminar as barreiras do aprendizado”, completou Marcelo Feres.

O subsecretário de Gestão Operacional, Nilo Manhães, explicou que, após o cadastro on-line, foi feita a validação dos dados informados junto às universidades. “A partir desses dados e da demanda apresentada no cadastramento, fizemos as rotas dos ônibus. Esse é mais um passo importante da Prefeitura, visando melhorar a qualidade do ensino em Campos”, disse o subsecretário.

Nilo lembrou que o transporte funciona com um sistema de quilometragem livre e ficará à disposição dos estudantes de segunda a sexta-feira. No entanto, eles também poderão ser atendidos nos finais de semana e em eventos como congressos, cursos, seminários, mediante comunicação prévia.

Compartilhar:

RELACIONADAS