19 de setembro de 2024

Comitê Organizador da Campanha SOS Ao Livro Verde divulga nota sobre o fechamento da livraria

Fechamento foi uma decisão do proprietário, de acordo com o Comitê.
Foto: Divulgação/Câmara de Campos

Após a notícia do fechamento da livraria mais antiga do Brasil, situada em Campos, nesta segunda-feira (13), o Comitê que organiza a Campanha SOS Ao Livro Verde divulgou nota sobre a decisão.

Leia: Ao Livro Verde fecha as portas e Campos perde livraria mais antiga do país

Confira a nota na íntegra:

O Comitê Organizador da Campanha SOS Ao Livro Verde informa o fechamento, em 13 de novembro de 2023, da Livraria Ao Livro Verde, a mais antiga do país, com 179 anos de existência, desde 1844, no centro histórico da cidade de Campos dos Goytacazes (RJ), cuja a ação cível de pedido de autofalência ainda está pendente de decisão judicial.

Lamentamos, muito triste e profundamente, o ocorrido. Mas, entendemos e respeitamos as razões e a decisão pessoal do proprietário, Sr. Ronaldo Sobral, em função do que é de amplo e detalhado conhecimento público.

Mas, continuamos acreditando, firmemente, na reabertura da Livraria, o mais brevemente possível, conforme é o desejo manifesto e vibrante de mais de 2.100 signatários do “Abaixo Assinado SOS Ao Livro Verde” – que continua aberto na internet, acessando o site www.peticaopublica.com.br, bastando clicar o nome da petição: SOS Ao Livro Verde – além do apoio formal oficializado por mais de 60 instituições, entidades e veículos de comunicação locais, regionais, estaduais e nacionais, entre elas, as prestigiosas Academia Brasileira de Letras (ABL), Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e Associação Nacional de Livrarias (ANL).

Reiteramos que, através de Relatório da Comissão Mista da Campanha SOS Ao Livro Verde – constituída oficialmente por representantes dos poderes públicos (Legislativo e Executivo) e da Sociedade Civil – foram apresentadas, formalmente, 20 propostas para a preservação e a perenização da Livraria Ao Livro Verde, às vésperas de completar 180 anos de existência, através de medidas necessárias, atos possíveis e plenamente legais, que foram aprovados em Audiência Pública, realizada em 10 de outubro de 2023, no Plenário do Palácio Nilo Peçanha, onde está instalada a Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes.

Diante do ocorrido, o Comitê Organizador da Campanha SOS Ao Livro Verde está em contato com todos os interessados e envolvidos, permanentemente, nessa causa, com a certeza de, através do entendimento, serem colocadas em prática soluções urgentes e necessárias para a preservação desse importante e imprescindível patrimônio histórico e cultural de Campos dos Goytacazes, do Estado do Rio de Janeiro e do Brasil.

Compartilhar:

RELACIONADAS