O Procon de São Paulo multou a concessionária Enel em R$ 12, 7 milhões pelo não fornecimento de energia após o temporal que atingiu a capital paulista e a região metropolitana no dia 3 de novembro. A informação foi divulgada pelo órgão neste sábado (18).
De acordo com o órgão, foi constatado, por diversos meios, que um grande contingente de consumidores ficou sem energia elétrica por mais de 48 horas.
A infração tem o valor máximo previsto no Código de Defesa do Consumidor, que é de R$ R$ 12.793.962,68 e se baseia nas reclamações registradas tanto na plataforma digital, como nos postos de atendimento presencial no Poupatempo, Delegacias de Polícia e Procon Móvel, que foi mobilizado para atender moradores de regiões mais atingidas pela falta de energia.
A medida ocorre após a empresa ser notificada e apresentar seus argumentos. O Procon diz ainda que continua fiscalizando e acompanhando a evolução das reclamações registradas pelos consumidores e pode adotar ainda novas sanções contra a Enel.
Alerta de temporal
A frente fria que chegará a São Paulo neste sábado (18) vai derrubar a temperatura na Região Metropolitana.
As máximas devem cair entre 11°C e 14°C até a segunda-feira (20), segundo as previsões Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e da Climatempo.
Além da queda nos termômetros, a frente fria também deve provocar temporais, com rajadas de vento que podem chegar a 100 km/h na capital, no litoral e Vale do Paraíba, segundo o Inmet.
Por conta do alerta para risco de temporal, o governo paulista montou um gabinete de crise. O grupo é formado por membros da Defesa Civil, da Sabesp, representantes das concessionárias de energia – como Enel e CPFL, além de secretários de governo.
Enel diz estar mobilizada
O presidente nacional da concessionária Enel, Nicola Cotugno, disse nesta quinta-feira (16), em depoimento à CPI da Enel na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), que a companhia deve manter 1.200 equipes mobilizadas para possível atendimentos de emergência por conta do alerta de temporal.
Fonte: g1