1 de outubro de 2024

Workshop com professor Mozart Ramos marca fim do ano letivo em Campos

Evento acontece na quinta-feira (7) no Centro de Convenções da Uenf.
Foto: Divulgação

O término do ano letivo na rede municipal de ensino será em 20 de dezembro. E, para marcar o encerramento das atividades deste ano de 2023, a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) vai promover o Workshop “Norteados pelo Futuro: Avaliação e Metas para a Jornada dos Alunos”. O evento acontecerá quinta-feira (7) das 13h às 16h30, no Centro de Convenções da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), com palestra do conselheiro da Mind Lab e titular da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira da USP, Mozart Neves Ramos.

Na ocasião, o secretário de Educação, Marcelo Feres, fará uma reunião sobre o Planejamento Pedagógico 2024 com os educadores presentes. “O worshop é aberto a todos os profissionais da Educação municipal e acontece em parceria com a Mind Lab. Haverá, ainda, sorteio de 5 kits educacionais e confraternização fechando a programação”, afirmou Marcelo. Acesse aqui e se inscreva.

O palestrante promoverá uma formação pedagógica com o mote “Por que avaliar e o que queremos dos nossos alunos? Para qual futuro queremos prepará-los?”. Mozart Neves Ramos é professor emérito da Universidade Federal de Pernambuco. Possui graduação em Engenharia Química pela UFPE, doutorado em Química pela Universidade Estadual de Campinas e pós-doutorado em Química pela Politécnica de Milão, Itália. Ingressou como docente da UFPE. É o atual titular da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira do IEA USP – Polo de Ribeirão Preto.

Entre os conteúdos abordados por Neves estará a relação da avaliação da educação no Brasil aos resultados dos testes padronizados. “Tanto a Lei de Diretrizes Básicas da Educação (LDB) quando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apontam para os princípios de avaliação cuja função não é aferir a quantidade de conteúdo assimilado, mas sim investigar o percurso dos alunos no desenvolvimento de habilidades e competências”, afirma o pesquisador.

Mind Lab em Campos

A Mind Lab vem colaborando com a Seduct desde o início de 2023, por meio do Programa MenteInovadora. Cerca de 400 professores e mais de 8.800 alunos de 21 escolas da rede municipal de ensino estão sendo contemplados. O trabalho é focado em competências cognitivas, emocionais, éticas e sociais usando ferramentas de metacognição que respaldam o aluno na construção ou reconstrução de seus mecanismos de raciocínio e regulação de suas emoções.

“O cenário de disrupção tecnológica e a importância de estimularmos o desenvolvimento de novas competências como autonomia, curiosidade, autoconhecimento, perseverança, estabilidade emocional, capacidade de superar fracassos, fortalecem esse direcionamento”, ressaltou Mozart.

O programa utiliza jogos de raciocínio e materiais pedagógicos que se integram ao currículo de forma transversal. O principal objetivo é que crianças e adolescentes desenvolvam habilidades socioemocionais por meio de atividades lúdicas.

A Mind Lab colabora com redes públicas e privadas de ensino no enfrentamento do cenário de desigualdade educacional e geração de renda. Desde sua fundação no Brasil, em 2009, capacitou 200 mil professores para aplicação de suas metodologias em mais de 17 estados brasileiros, impactando diretamente 7,3 milhões de alunos e familiares. Atualmente atua junto a redes dos Estados de Alagoas, Acre, Distrito Federal, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Fonte: Ascom

Compartilhar:

RELACIONADAS