A secretária de Educação de Quissamã, Helena Lima, apresentou, durante o seminário regional “Sistema de Justiça e Educação Inclusiva – Desafios e Perspectivas” os avanços da Educação Inclusiva nas 16 escolas e creches do município. O evento aconteceu em Macaé com a participação de Promotores de Justiça Bruno Cavaco, Lucas Bernardes e Fabrício Bastos e das Defensoras Públicas Marina Lopes e Maísa Sampaio.
Além de Quissamã e Macaé, participaram representantes da Educação dos municípios de Casimiro de Abreu, Carapebus, Conceição de Macabu e Rio das Ostras.
Nos últimos 7 anos, a Prefeitura de Quissamã inaugurou o Centro de Atendimento Educacional Especializado de Quissamã (CAEEQ), contratou professores de Libras e Braille, adquiriu transporte escolar com acessibilidade e ampliou o Núcleo de Apoio ao Educando (NAE) e o Espaço de Apoio Pedagógico (EAP), dentre outras ações.
“Em parceria com os municípios da região, nos reunimos para discutir práticas e experiências sobre o campo da educação inclusiva com participações muito importantes de promotores, defensores e juízes. É por meio desta articulação, da escuta e do diálogo com diversos pares é que a gente vai conseguir evoluir, garantindo direito e qualidade de aprendizagem”, frisou a secretária de Educação, Helena Lima.
O promotor de Justiça Bruno Cavaco ressaltou que o seminário é uma grande oportunidade de refletir em conjunto perspectivas entre a educação inclusiva e o sistema de justiça.
“São questões complexas e intersetoriais, com respostas que são construídas com contribuições transversais, dos gestores, dos conselhos, da Defensoria, do Ministério Público, enfim, todos imbuídos em encontrar soluções para que a política pública de educação inclusiva seja cada vez mais eficaz”, declarou o promotor de justiça, Bruno Cavaco.