Promover a inclusão social das pessoas com deficiência, tendo como principal pilar a atividade esportiva, está assegurada pelos próximos 4 anos entre o Projeto Paraesporte/Enel e a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf). O presidente fundador do Paraesporte e ex-atleta da seleção brasileira de natação, Raphael Thuin, se reuniu com a reitora da Uenf Rosana Rodrigues e o ex-reitor, Raul Palacio onde assumiram o compromisso desta parceria, que foi iniciada há três anos.
“Temos que comemorar esta parceria, que vai garantir por mais quatro anos, aos quase 400 alunos, acesso às atividades esportivas, desenvolvimento cognitivo e socialização. O Paraesporte/Enel vem crescendo a cada ano e poder contar com este espaço maravilhoso e arborizado da Universidade só vem a somar com a proposta de inclusão”, explicou Raphael Thuin.
A reitora da Uenf, Rosana Rodrigues, ressaltou que a nova gestão da reitoria está feliz com o trabalho que vem sendo desenvolvido por meio desta parceria. “Conheço bastante o projeto e venho acompanhando as atividades. É um projeto que tem uma relevância muito grande para a sociedade e também para a comunidade. Estamos orgulhosos de sermos a sede do projeto Paraesporte e manifestamos nosso apoio a continuidade desse trabalho no âmbito das atividades de extensão da nossa instituição” explicou a reitora.
Inscrição
As matrículas para participar do projeto começam partir de terça feira (6), das 9h às 11h30 e das 13h às 16h30. Serão oferecidas mais de 120 vagas entre atividades como iniciação desportiva, bocha, dança, futebol, futsal, vôlei, basquete, entre outras modalidades.
Os pais ou responsáveis devem procurar a sede do Paraesporte, que fica no térreo do prédio da Reitoria da Uenf, para fazer a inscrição. É necessario apresentar cópia da carteira de identidade, CPF, comprovante de residência, laudo e atestado médico, além da cópia dos documentos do responsável.
Mesmo no período de férias escolares o Paraesporte continua oferecendo atendimento lúdicos, como a Colônia de Férias. O retorno das aulas está prevista para o dia 5 de março. O Paraesporte também oferece atividades como dança, roda de conversa e hidroginástica para os responsáveis.