28 de setembro de 2024

Rio confirma a primeira morte por dengue em 2024

Outros seis casos de mortes suspeitas por dengue na capital estão sendo investigados.
Foto: Guito Moreto/Agência O Globo

O Rio de Janeiro registrou, nesta quarta-feira (7), o primeiro caso de morte por dengue em 2024. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que afirmou que um homem morreu após ser contaminado pelo mosquito Aedes aegypti.

De acordo com secretário municipal de Saúde do Rio, Daniel Soranz, a vítima foi atendida na Unidade de Pronto Atendimento da Maré, na Zona Norte da cidade. Outros seis casos de mortes suspeitas por dengue na capital estão sendo investigados.

Na última segunda-feira (5), o prefeito Eduardo Paes decretou estado de emergência de saúde pública por conta dos números de contaminados pela dengue. Ao todo, foram registrados mais 11 mil casos, com uma taxa de incidência de 160,68 por 100 mil habitantes.

De acordo com a SMS, todas as Clínicas da Família e Centros Municipais de Saúde estão aptas para atender pacientes com dengue, além dos polos de atendimento. Estão previstas dez instalações em todas as regiões da cidade, que serão abertas gradativamente.

Para quadros mais graves, os pacientes serão regulados pela Central Municipal de Regulação e transferidos para leitos nos hospitais da rede de urgência e emergência do município. O Hospital Municipal Ronaldo Gazolla, em Acari, na Zona Norte, será unidade de concentração para a doença, inicialmente com 20 leitos.

Compartilhar:

RELACIONADAS