20 de setembro de 2024

Concurso Público Nacional chega a dois milhões de inscritos

Interessados em participar da seleção têm até as 23h59 desta sexta-feira para se candidatar
Foto: Divulgação

O Concurso Nacional Unificado atingiu a marca de dois milhões de inscritos — um recorde histórico, segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). De acordo com a pasta, porém, do total de cadastrados, cerca de 800 mil ainda precisam pagar a taxa de inscrição para validar o cadastramento. Eles têm até 16 de fevereiro para efetuar o pagamento.

“A inscrição final depende do pagamento das inscrições, então vale o alerta ao pessoal que já se inscreveu e ainda não pagou”, alertou a ministra Esther Dweck, cuja expectativa é de que o processo seletivo alcance de 2,5 milhões a 3 milhões de candidatos.

As taxas custam R$ 60 (cargos de nível médio) e R$ 90 (funções que exigem formação de nível superior). O pagamento é feito por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU), que pode ser paga no banco ou via Pix, com QR Code.

Prazo termina hoje

Quem ainda não se inscreveu na seleção tem até as 23h59 desta sexta-feira (dia 9) para se candidatar. A inscrição deve ser feita pela plataforma Gov.br. É necessário fazer o login e seguir as orientações.

“No momento da inscrição, o candidato faz a escolha pelas carreiras, que estarão divididas em oito blocos temáticos. Cada bloco reúne as carreiras que possuem semelhanças entre si”, informa o ministério.

O Concurso Nacional Unificado permite ao candidato disputar mais de um cargo, desde que dentro do mesmo bloco temático, pagando apenas uma taxa de inscrição. Para concorrer a mais de um cargo, a pessoa deverá indicar as vagas de interesse por ordem de preferência.

Blocos temáticos

As vagas estão distribuídas em oito blocos temáticos. O candidato pode trocar de área ao longo do processo de inscrição.

Veja:

Infraestrutura, Exatas e Engenharias (727 vagas)
Tecnologia, Dados e Informação (597 vagas)
Ambiental, Agrário e Biológicas (530 vagas)
Trabalho e Saúde do Servidor (971 vagas)
Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (1.016 vagas)
Setores Econômicos e Regulação (359 vagas)
Gestão Governamental e Administração Pública (1.748 vagas)
Nível Intermediário (692 vagas)

Provas

A prova do dia 5 de maio será aplicada em 220 cidades, localizadas em todas os estados e, também, no Distrito Federal. Serão 5.141 locais de provas, como escolas e prédios públicos. Em todo o país, serão 77.242 salas e 46 candidatos por sala.

No Estado do Rio, 11 cidades receberão as avaliações: além da capital, Belford Roxo, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Duque de Caxias, Niterói, Nova Iguaçu, Petrópolis, São Gonçalo, São João do Meriti e Volta Redonda.

Fonte: Extra

Compartilhar:

RELACIONADAS