27 de setembro de 2024

SJB: Fundessan começa a operar em março com empréstimos de até R$ 30 mil

Juros serão de 0,5% ao mês. Objetivo é fomentar o empreendedorismo sanjoanense.
Foto: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil

A partir de 1° de março, agricultores, pescadores, marisqueiras, cadastrados nos órgãos reguladores, pequenos empresários e microempreendedores de São João da Barra que buscam alavancar ou iniciar o próprio negócio, passarão a contar com apoio financeiro de até R$ 30 mil e treinamento técnico da prefeitura.

O Fundo de Desenvolvimento Sustentável Sanjoanense (Fundessan) fechou parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (SMDET) para possibilitar o crescimento do empreendedorismo no município, gerando trabalho e renda. O projeto também oferece oportunidades a pessoas físicas de adquirirem kits para geração da própria energia renovável.

Uma das características mais atrativas do Fundessan é sua política de juros. Com taxa mensal de apenas 0,5%, o Fundo busca tornar o crédito mais acessível àqueles que muitas vezes acabam excluídos do sistema financeiro tradicional devido aos altos juros. Além disso, há um incentivo adicional: no caso do pagamento das parcelas em dia, o beneficiário do empréstimo poderá solicitar devolução de metade do valor dos juros pagos.

Todas as propostas de crédito serão analisadas pela Sicoob (instituição que ganhou o processo de licitação). É ela quem determinará se o beneficiário poderá ou não pegar o empréstimo e qual o valor máximo a ser contemplado. “Mas tudo isso será explicado no início do processo, na SMDET”, esclarece o secretário municipal de Planejamento e presidente do Fundo, Allan Barcellos.

Além do aspecto financeiro, o Fundessan, através da parceria com a SMDET, irá oferecer capacitação técnica empresarial para beneficiários do empréstimo. “A assistência abrange cursos básicos de empreendedorismo, precificação de produtos e regras do empréstimo, proporcionando às empresas locais, ferramentas necessárias para prosperar em um ambiente competitivo”, destaca a secretária de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Joice Pedra.

Com o início das operações do Fundessan, a SMDET estima que o município terá um aumento significativo na atividade empreendedora e no dinamismo econômico da região. “Os microempreendedores terão agora uma fonte confiável de financiamento e orientação, permitindo que transformem suas ideias em empreendimentos prósperos e sustentáveis”, acrescenta a secretária.

Dessa forma, a iniciativa da prefeitura representará importante marco rumo ao desenvolvimento econômico e social. “Fornecendo recursos e treinamento aos empreendedores locais, estaremos não apenas estimulando a criação de empregos e o crescimento dos negócios, mas também fortalecendo os laços comunitários e promovendo uma cultura sustentável e inclusiva”, conclui Joice Pedra.

Compartilhar:

RELACIONADAS