27 de setembro de 2024

Secretaria de Saúde informa locais de atendimento de pacientes com sintomas de dengue em Campos

Município registra 587 casos confirmados da doença em 2024.
Foto: Divulgação

Com os casos de dengue subindo, a Secretaria de Saúde de Campos informou em nota enviado ao site Monitor NF, quais são os locais que os pacientes que estão com sintomas de dengue devem procurar. Com 587 casos confirmados da doença causadas pelo mosquito aedes aegipty, o município possui ainda 25 casos de chikungunya e nenhum caso de zika.

Os pacientes com sintomas leves podem procurar atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima. Já as Unidades Pré-Hospitalares (UPH) realizam o atendimento aos pacientes que necessitam da realização de exames de sangue, hidratação e outros procedimentos necessários.

Por fim, o Centro de Referência da Dengue (CRD) tem capacidade para realizar exames, com resultados no dia seguinte e internação, quando necessário, no Hospital dos Plantadores de Cana, que fica ao lado da unidade.

O município não informou sobre o número de internações, pois a parte administrativa dos hospitais que cuida dos levantamentos não está funcionando por conta do fim de semana.

Agentes de Ordem Pública reforçam combate à dengue

Agentes municipais de ordem pública, fiscais de posturas e outros colaboradores estão intensificando suas ações em vários pontos da cidade, com o objetivo de localizar donos de terrenos abandonados e auxiliar o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) no combate à dengue. Com um efetivo maior, a iniciativa visa atender a mais bairros e ampliar o alcance das medidas preventivas. Na sexta-feira (23), a ação foi realizada nos bairros da Pecuária, Esplanada e Nova Brasília.

O secretário municipal de Ordem Pública ressaltou o compromisso da secretaria com a cidade e a importância do trabalho conjunto no combate à dengue. “Aumentamos nosso efetivo e estamos dedicando todos os recursos necessários para enfrentar essa situação. Nossa prioridade é garantir a saúde e o bem-estar de todos os cidadãos”, afirmou.

Além das atividades diárias relacionadas à fiscalização de posturas, a Secretaria de Ordem Pública está atendendo e colaborando com o CCZ, reforçando ações de controle do vetor da dengue em toda a cidade. Na ação desta sexta, nos três bairros, agentes da Postura emitiram notificações referentes a 26 terrenos, quatro casas fechadas ou abandonadas e três veículos também abandonados em vias públicas.

Mais de 3,6 mil imóveis são vistoriados em mutirão

Os agentes de Combate às Endemias atuaram em mais três bairros: IPS, Goitacazes e Tapera. Foram visitados 3.631 imóveis e 188 focos do mosquito Aedes aegypti encontrados e eliminados. Os agentes também recolheram 100 pneus, além de tratarem seis caixas d’água e utilizarem 137 sacos de lixo no recolhimento de depósitos inservíveis. Nos três bairros, foram vistoriados 63 terrenos baldios.

Os mutirões seguem sendo a principal ferramenta de enfrentamento ao transmissor da dengue. Segundo dados do Ministério da Saúde, 80% dos focos encontrados estão dentro das casas dos moradores. Os dados, corroborados e divulgados pelo CCZ há meses, deixa claro que a participação da população é essencial para o combate ao mosquito Aedes aegypti.

Os bairros visitados hoje foram escolhidos após a realização do último Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa). Na próxima quinta-feira (29), em outros bairros já definidos, acontecerá o Faxinão da Dengue, com a participação de outras secretarias do município.

Compartilhar:

RELACIONADAS