27 de setembro de 2024

Dia Internacional da Mulher com mega programação na Praça do Santíssimo Salvador

Evento vai promover shows, espaço da beleza e rodas de conversa.
Foto: Divulgação

O Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta sexta-feira (8), será marcado com uma programação variada na Praça do Santíssimo Salvador, a partir das 9h. Com o tema “Celebrando Conquistas”, a Prefeitura vai unir diversas secretarias do município no evento. O show da banda Elas Sambam vai marcar o encerramento da programação, às 18h.

Equipes da Secretaria Municipal de Saúde estarão em tendas ofertando diversos serviços como aferição de pressão arterial e glicemia; vacinação de rotina adulto e Covid-19, além de orientação e marcação para o planejamento familiar.

Durante o evento, que marca o dia que representa a luta por direitos, as mulheres vão poder participar de rodas de conversa sobre gestão financeira, violência doméstica, saúde, proteção e direitos da mulher. No espaço da beleza, serão disponibilizados serviços como esmaltação, design de sobrancelhas, tranças e maquiagem. Além do grupo Elas Sambam, a cantora Samara Souza fará show, às 11h.

De acordo com a primeira-dama, Tassiana Oliveira, que está à frente da organização do evento, a intenção é oferecer à mulher não apenas orientação e informação pelos seus direitos, mas um dia de alegria, cuidado e promoção da autoestima. “Será um dia de festividades, mas também de muita informação. Com o esforço de cada secretaria, queremos que este evento seja espetacular, divertido e com atendimento de qualidade para todas as mulheres. Já avançamos muito, mas precisamos caminhar sempre unidas, garantindo nossos direitos”, disse Tassiana.

Incentivando o empreendedorismo e buscando a independência financeira da mulher, haverá inscrições para diversos cursos profissionalizantes. O evento “Celebrando Conquistas” também está voltado à saúde da mulher, com vacinação, aferição de pressão, teste de glicemia e cadastramento para exames e ultrassonografia. Haverá, ainda, atendimento jurídico voltado ao Direito da Família e Direito do Consumidor.

A subsecretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Josiane Viana, ressalta que são de suma importância ações como a que vai acontecer no próximo dia 8. “Para nós, da subsecretaria, é de extrema importância produzir programações como essa. Como mulheres e representantes na linha de frente no combate a ciclos de violência, estamos constantemente trabalhando e atuando com competência para garantir um viver mais seguro para nossas mulheres e assistidas. Poder promover uma celebração com tanta reflexão e unir isso a um momento saudável, alegre e que promova o autocuidado é verdadeiramente precioso”.

O evento contará com a participação da Secretaria Municipal de Saúde; Fundação Municipal de Saúde (FMS); Subsecretaria de Iluminação Pública; Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT); Secretaria de Qualificação e Emprego; Secretaria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon); Guarda Civil Municipal; Secretaria de Governo; Centro de Informações e Dados de Campos (Cidac); Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima; Fundação Municipal de Esportes; Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social; Subsecretaria de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa; Vigilância Sanitária; Subsecretaria de Igualdade Racial e Direitos Humanos; Secretaria de Ordem Pública; Subsecretaria de Políticas para Mulheres; Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca; Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia; Secretaria de Turismo; Secretaria de Desenvolvimento Econômico; Secretaria de Comunicação Social e 8º Batalhão de Polícia Militar (8° BPM).

Rodas de conversa

A partir das 10h, acontece uma série de palestras visando orientar e informar as mulheres sobre empreendedorismo, gestão financeira, como se proteger da violência doméstica e os direitos adquiridos pelas mulheres. As palestras vão ser realizadas em forma de rodas de conversa, com mediação da subsecretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Josiane Viana; Naira Peçanha, presidente Associação de Pais de Pessoas Especiais (APAPE); e Lettícia Soares, criadora do movimento MMA (Mulheres Maravilhosas em Ação).

Compartilhar:

RELACIONADAS