O Flamengo ficou muito perto da classificação para a sexta final seguida do Campeonato Carioca, ao vencer o Fluminense por 2 a 0, com gols de Everton Cebolinha e Pedro, no Maracanã. O rubro-negro ampliou ainda mais a vantagem diante do tricolor, já que iniciou o confronto com a vantagem do empate no agregado nas semifinais.
O Fluminense foi totalmente dominado pelo Flamengo durante o jogo todo. Melhor no primeiro tempo, o gol só saiu aos 46 minutos da etapa inicial. O tricolor até voltou melhor do intervalo, após mexida do técnico Fernando Diniz. Quando o Flu parecia ter encontrado a melhor maneira de jogar, o zagueiro Thiago Santos foi expulso após entrada forte em Cebolinha.
Depois da expulsão, o rubro-negro tomou as rédeas da partida e o segundo gol era questão de tempo e acabou saindo aos 45 minutos, com cruzamento de Arrascaeta e Pedro, de cabeça, fez justiça no placar final, pelo domínio do time comandado pelo técnico Tite. Com uma defesa sólida, o Flamengo ainda não sofreu gol com seu time principal na competição.
O jogo de volta será no próximo sábado (16), às 21h, no Maracanã. O Fluminense vai precisar vencer o jogo por 3 gols de diferença para avançar a final do Carioca e defender o bicampeonato estadual. O tricolor amarga um jejum de 12 jogos sem vencer clássico. O último inclusive foi na final do campeonato em 2023, diante do próprio Flamengo. O rubro-negro pode até perder por 2 gols de diferença que estará em mais uma final do campeonato estadual.
Outra semifinal
Neste domingo (10), às 18h30, também no Maracanã, a outra semifinal começa a ser decidida no confronto entre Nova Iguaçu e Vasco.