Petrópolis é o município mais afetado pelas fortes chuvas que atingem o estado do Rio de Janeiro nesta sexta-feira (22). A cidade entrou em alerta e teve ao menos 35 deslizamentos, até às 18h. Um deles atingiu uma casa e os bombeiros buscam por três pessoas no local.
A chuva esperada para esta sexta-feira (22), em todo o estado do Rio de Janeiro, atingiu alguns municípios nesta tarde. Em Petrópolis, o Rio Quitandinha transbordou e as sirenes foram acionadas em algumas áreas. O município está em estado de alerta.
De acordo com a Defesa Civil, por volta das 14h25, foi acionado o segundo toque de sirenes no primeiro distrito de Petrópolis, nas localidades de São Sebastião, Vila Felipe, Dr. Thouzet, Independência e 24 de Maio, por conta do risco de deslizamento.
Segundo apuração do site g1, o Rio Quitandinha transbordou às 14h36 por causa do volume das chuvas. A Defesa Civil do município recomendou o fechamento do comércio do Centro Histórico devido à inundação ao longo da Rua do Imperador.
Municípios afetados nesta tarde
Na capital, até às 14h30 foram registradas quedas de ao menos seis árvores. O município está no Estágio 2, o segundo nível em uma escala de cinco de riscos. Alerta para risco de deslizamento é considerado alto na capital e em Angra dos Reis.
Na Baixada Fluminense, rios – como o Acari – corriam o risco de transbordar no início da tarde. Em Petrópolis, o Rio Quitandinha transbordou e interditou ruas. Uma casa desabou em Mesquita, e três pessoas foram resgatadas com vida. Houve um deslizamento em Belford Roxo.
As áreas mais atingidas até as 14h: Zona Norte da capital, Angra dos Reis, Região dos Lagos e sul de Petrópolis.