O show em comemoração aos 189 anos da elevação de Campos à categoria de cidade, com o cantor Vitinho, previsto para ser apresentado nesta quinta-feira (28), no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop), foi cancelado pela Prefeitura de Campos. Outros eventos previstos para as comemorações já haviam sido cancelados ou suspensos pelo prefeito Wladimir Garotinho, em razão da enchente que atingiu o distrito de Santo Eduardo e outros pontos do município.
No calendário estavam previstas as inaugurações da Escola Municipal do Novo Eldorado; 2ª etapa do Calçadão do Novo Eldorado, área de lazer e Academia da Terceira Idade; do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Escola Municipal, em Farol de São Tomé; do Calçadão de Goitacazes, com campo de grama sintética, área de lazer e Academia da Terceira Idade; da Unidade Básica de Saúde (UBS) de Santa Cruz; lançamento do Bairro Legal do Parque Esplanada, inauguração da Praça de Ponta da Lama, com campo de grama sintética, área de lazer e Academia da Terceira Idade.
No momento, a Prefeitura vem realizando mobilização de suas secretarias para que os moradores de Santo Eduardo recebam o devido suporte, pois 90% das residências da localidade foram alagadas na enchente provocada pelo temporal do último sábado (23). Além disso, a Defesa Civil Municipal informou que, para os próximos dias, a previsão é de céu parcialmente nublado a encoberto, com chuvas de fracas a moderadas, com possibilidade de alterações.
Desde a última sexta-feira (22), várias áreas foram fortemente atingidas pelas chuvas, a exemplo da Lagoa do Campelo, Lagoa de Cima e Lagoa Feia, que receberam mais de 300mm de chuva. Outras áreas também foram fortemente atingidas, como a área central do município, onde o índice pluviométrico ultrapassou 280mm e em Farol de São Tomé, chegando a 220mm. Em todas as áreas, o montante seria o esperado para dois meses.
Alerta meteorológico
A Defesa Civil de Campos está disponibilizando mais um equipamento para que a população receba alertas meteorológicos e orientações de como agir em situações de risco e de desastres por meio do número de Whatsapp (61) 2034-4611. Para se cadastrar, o cidadão deve registrar o número no celular e enviar uma mensagem, seguindo o passo a passo do serviço.