24 de setembro de 2024

Unidades de urgência e emergência funcionam normalmente durante feriado

O município conta com quatro unidades de urgência que funcionam 24h.
Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) manterá todas unidades de urgência e emergência funcionando normalmente nesta quinta-feira (28), ponto facultativo nos setores municipais em função dos 189 anos de elevação de Campos à categoria de cidade, e durante o feriado da Sexta-Feira Santa (29).

Estarão abertas as Unidades Pré-Hospitalares (UPHs) 24h, assim como o Hemocentro Regional de Campos, que funciona todos os dias no Hospital Ferreira Machado (HFM), inclusive, nos finais de semana e feriados, das 7h às 18h.

O município conta com quatro unidades de urgência que funcionam 24h. São elas: UPH de Ururaí, de Travessão, Santo Eduardo, Saldanha Marinho, além da Clínica da Criança e o Pronto Socorro Pediátrico do Hospital Plantadores de Cana (HPC). Já os de emergência são o Hospital Ferreira Machado (HFM), o Hospital Geral de Guarus (HGG) e o Hospital São José (HSJ).

Durante o ponto facultativo e feriado, assim como no final de semana, a SMS mantém também a aplicação das vacinas do calendário básico de rotina, Influenza e contra a Covid-19. Essa vacinação acontecerá na Clínica da Criança e na sede da Secretaria de Saúde, no horário de 8h às 17h.

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) não vão funcionar durante todo o feriado. Esse serviço, assim como os que funcionam na sede da SMS serão retomados na próxima segunda-feira (1º).

Centro de Referência da Dengue

O Centro de Referência da Dengue (CRD) estará funcionando normalmente nesta quinta-feira (28) e sábado (30), das 7h às 19h. Na sexta-feira (29), em virtude do feriado nacional, o espaço não funcionará. Diante do aumento expressivo do número de casos de dengue, em Campos, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vem tomando medidas importantes para lidar com a demanda por atendimento médico no município e uma das estratégias foi a ampliação do horário de funcionamento do CRD.

O diretor do CRD, Luiz José de Souza, aconselha que o paciente só deve procurar o Centro de Referência da Dengue em caso de sinais de alarme, como dor abdominal intensa; hemorragias; queda abrupta da pressão arterial; muita prostração, entre outros sintomas. Na sexta-feira (29), o médico recomenda aos pacientes para procurarem as Unidades Pré-Hospitalares (UPHs), que funcionam 24 horas, todos os dias.

“Orientamos a população para, assim que aparecerem os primeiros sintomas, iniciar o mais rápido possível a hidratação, seja com água mineral, água de coco, sucos naturais e soro caseiro. A dipirona também é recomendada, já que seu princípio ativo não é metabolizado pelo fígado”, pontuou o médico, citando que o CRD também conta, aos sábados, com a parceria do Laboratório Plínio Bacelar, que funciona no local até meio-dia.

Compartilhar:

RELACIONADAS