23 de setembro de 2024

Atualização do CadÚnico dos CRAS do Jóquei, Ururaí, Codin e Chatuba segue no Centro

Agendamento será aberto nesta sexta-feira (26), através da internet, para semana que vem.
Foto: Divulgação

Pelo segundo dia consecutivo, a Gestão do Cadastro Único, no Centro, realizou o atendimento temporário para a atualização do CadÚnico de famílias referenciadas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do Jóquei, Chatuba, Codin e Ururaí. Nesta quinta-feira (25), cerca de 160 pessoas procuraram a unidade e foram atendidas por ordem de chegada. Na sexta-feira (26), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social abrirá, através da internet, o agendamento para o atendimento da semana que vem.

Leia Também: Atendimento do CadÚnico nos CRAS de Ururaí, Jóquei, Codin e Chatuba muda de local

A coordenadora do CadÚnico, Kamila Oliveira, explica que o agendamento será através de um link disponibilizado no Instagram da SMDHS, o @social.camposrj. Cada CRAS (Jóquei, Chatuba, Codin e Ururaí) terá um link para a marcação do atendimento das famílias que precisam atualizar o cadastro.

“Se você pertence a algum desses CRAS e precisa atualizar, de fato, o atendimento é aqui. Nesta sexta-feira, o link exclusivo para cada CRAS, para o agendamento da semana que vem, será aberto para que a gente possa atender todos da melhor forma possível. Hoje, inclusive, a gente já conseguiu absorver todas as demandas antes de oito horas. Todo mundo já estava sentado e aguardando o atendimento, inclusive com o excedente, com sobra de vagas. É importante ressaltar que amanhã estaremos em função da disponibilização do link. Então, a Gestão estará disponível para outros atendimentos aqui, que não é aquele aberto ao público”, explicou.

A coordenadora ainda ressalta que o atendimento para atualização do CadÚnico foi centralizado na Gestão para diminuir o tempo de espera das famílias que necessitam atualizar os dados.

“Ontem tivemos um dia atípico, de muita procura aqui na Gestão, justamente porque algumas pessoas estavam desinformadas e nos procuraram. Os 14 CRAS atendem famílias com outras demandas, não só para a atualização do CadÚnico. Por isso o tempo de espera acaba sendo maior. Sendo assim, centralizamos o atendimento aqui para quem precisa fazer a atualização especificamente de quatro unidades. É importante dizer que as famílias que pretendem iniciar o CadÚnico devem procurar o seu CRAS de origem”, ressaltou.

A atualização faz parte da Ação de Qualificação Cadastral de 2024, um procedimento determinado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), e serve para atualizar dados sobre as famílias inseridas no Cadastro Único, evitando a exclusão em programas sociais do Governo Federal, como o Bolsa Família.

Compartilhar:

RELACIONADAS