A sensação de que este é um outono com ares de verão deve permanecer nos próximos dias. O MetSul aponta que a quarta onda de calor no Brasil em 2024 terá impacto neste fim de semana. As altas temperaturas devem atingir, em particular, as regiões Centro-Oeste e Sudeste, com médias “muito fora do normal” para esta época do ano.
Nos próximos dias, a máxima em algumas cidades do país deve alcançar números “nunca registrados no fim de abril e em maio”.
O instituto indica que as altas temperaturas nas regiões são projetadas para os últimos dias deste mês e para a primeira semana completa de maio, ou seja, um período de, no mínimo, dez dias.
O estado do Rio de Janeiro também deve experimentar calor extremo. A temperatura na capital e na Baixada Fluminense deve variar entre 35ºC e 38ºC. Em alguns dias, especialmente na primeira semana de maio, as máximas podem ficar acima de 40ºC.
Segundo o Climatempo, o fenômeno já pode ser caracterizado como uma onda de calor. Para o Instituto Nacional de Meteorologia, no entanto, apesar das temperaturas mais elevadas, ainda não é possível fazer essa afirmação.
O órgão explica que, para receber essa denominação, a temperatura deve ficar 5ºC acima da média mensal pelo período de, no mínimo, dois a três dias consecutivos.
Nesse momento, de acordo com o Inmet, há uma amplitude térmica — diferença entre a temperatura mínima e a máxima — e um monitoramento sobre onda de calor.
Fonte: O Globo