A Firjan SENAI Campos e Macaé disponibilizam 722 vagas gratuitas em cursos de qualificação profissional. Parte dessas vagas – um total de 272 – terão as inscrições encerradas já nesta segunda-feira (6). As oportunidades são para diversas áreas de atuação que vão de Logística a Automação, Eletroeletrônica e Metalmecânica.
As inscrições devem ser feitas pela internet, no site da Firjan SENAI e serão encerradas automaticamente para cada oferta assim que o número de inscritos atingir o limite de vagas. As aulas terão início neste mês de maio.
As aulas acontecem em diferentes formatos (presencial e à distância). Em Campos estão disponíveis 397 vagas: Assistente de Produção Industrial, Caldeireiro Montador, Operador de Produção Industrial, Operador de Movimentação E Armazenagem De Material, Mantenedor e Controlador de Plantas Industriais, Mecânico de Manutenção de Equipamentos Hidropneumáticos, Eletricista Predial, Soldador de Aço Carbono Eletrodo Revestido 6g, Assistente de Operações em Logística, Mecânico de Manutenção – nas três últimas as inscrições se encerram nesta segunda-feira (6); nas demais o prazo varia entre 13 de maio e 24 de junho.
Já em Macaé estão disponíveis 325 vagas: Assistente de Produção Industrial, Assistente de Operações em Logística, Desenvolvedor de Projetos Maker em Fablab, Controlador e Programador de Produção, Mecânico de Manutenção de Equipamentos Hidropneumáticos, Almoxarife, Operador de Produção Industrial e Eletricista Predial – nas duas últimas, o prazo se encerra nesta segunda (6); nas demais, varia entre 20 de maio e 3 de junho.
“A qualificação profissional é de fundamental importância para a empregabilidade de jovens e adultos. Portanto, a Firjan SENAI está ofertando vagas gratuitas em cursos profissionalizantes, focando na ampliação das oportunidades de trabalho e de renda dos alunos”, pontua Edson Melo, gerente de Educação Profissional da Firjan SENAI.
Pré-requisitos e inscrições
Para participar, os candidatos devem preencher os pré-requisitos específicos dos cursos desejados, incluindo idade e escolaridade, além de renda familiar mensal per capita bruta de até 1,5 salário-mínimo federal, comprovada por meio de uma autodeclaração. É fundamental também ter acesso a um computador ou notebook, já que parte dos cursos será realizada de forma on-line, seguindo a estratégia EAD.
Após o cadastro no site, o candidato terá um prazo de dois dias úteis para comparecer à unidade escolhida a fim de efetivar sua matrícula. Será necessário apresentar todos os documentos exigidos, incluindo identificação, CPF, comprovante de escolaridade e autodeclaração de baixa renda. Candidatos menores de idade deverão ser acompanhados por seu responsável legal.
Mais informações e inscrições no site da Firjan SENAI.