O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) fará, entre os dias 6 e 10 de maio, mais um Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa). A pesquisa amostral permite o conhecimento de forma rápida do índice de infestação do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.
O LIRAa é uma atividade preconizada pelo Ministério da Saúde, em que o índice de infestação satisfatório para o mosquito transmissor de arboviroses é abaixo de 1%. Os resultados da pesquisa serão divulgados na semana seguinte à conclusão da coleta de dados.
Esse é o segundo LIRAa realizado pelo CCZ neste ano. O último índice foi de 4,9%, desta vez a expectativa é de que o índice seja menor. “Assim que tivermos em mãos os resultados desse LIRAa vamos retornar com os mutirões às sextas-feiras e trabalhar nas áreas que apresentarem altos índices de infestação”, explicou o coordenador do Programa Municipal de Controle de Vetores (PMCV), Claudemir Barcelos.
Para essa edição do LIRAa, serão trabalhados 3.128 quarteirões e 8.201 imóveis. São 99 áreas diferentes, distribuídas em 19 estratos. Assim que concluída a pesquisa, os resultados também serão informados à Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES/RJ) e ao Ministério da Saúde. As áreas serão trabalhadas na semana seguinte ao anúncio da amostragem.