10 de novembro de 2024

IFF de São João da Barra é autorizado a criar cursos de graduação e pós-graduação

Mudança foi publicada pelo Ministério da Educação (MEC) em portaria no Diário Oficial da União.

São João da Barra caminha para ter os seus primeiros cursos de graduação e pós-graduação no Instituto Federal Fluminense (IFF). A mudança do Campus Avançado para Pleno, publicada pelo Ministério da Educação (MEC) em portaria no Diário Oficial da União, dessa quarta-feira (8), permite o início de ações para a ampliação de cursos no IFF SJB, inclusive implantando o Superior de Tecnologia em Logística.

O avanço é fruto também de uma série de parcerias realizada pela Prefeitura com o Instituto, antes mesmo dele se tornar um Campus há 10 anos na área cedida pelo município, que agora foi oficialmente doada pelo governo municipal.

A mudança de tipologia é comemorada pela comunidade escolar e também pela Prefeitura, que entre dezembro de 2023 e abril deste ano contribuiu com a diretoria do IFF SJB no processo que permitiu o avanço do Campus.

De acordo com o diretor-geral do IFF SJB, Gláucio Pereira, a mudança já vinha sendo tentada há anos e dependia de alguns critérios, como o crescimento no número de matrículas e oferta de novos cursos, que revelaram a necessidade de ampliação. No entanto, segundo ele, o processo aberto para o avanço do Campus esbarrou em uma exigência feita pela União de que a área onde está o IFF SJB, doada pela Prefeitura, fosse repassada por meio de escritura ao Instituto.

“A Prefeitura foi fundamental nessa parceria que já tem há muito tempo, como acontece nas oficinas e cursos realizados junto com algumas secretarias. Até mesmo aquelas qualificações ofertadas em conjunto com as empresas, geralmente tem a participação da Prefeitura. Mas para esse avanço, especificamente da mudança de tipologia, a Procuradoria do município foi fundamental para garantir a cessão do terreno. Para o MEC fazer o investimento e tornar o Campus em Pleno, era necessária a escritura da área. Então, a Prefeitura foi importante, chegando junto com a gente, para emitir todas as documentações necessárias. Foram trâmites burocráticos por meses e conseguimos avançar até que saiu essa Portaria celebrando essa conquista. A Prefeitura segue sendo essencial na estruturação para a implantação desses novos cursos”, destacou o diretor-geral Gláucio Pereira, ressaltando o esforço da gestão do seu antecessor no cargo, Paulo Vidal, junto à prefeita para a concretização do avanço.

A unidade poderá, ainda, implantar, dentro de um prazo máximo de cinco anos, novos os cursos técnicos integrados de Informática e Administração, além de Mecânica na modalidade concomitante/ subsequente.

Também estão previstos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2023/2028 do IFF, o pós-técnico em Energias Renováveis, e a pós-graduação, especialização lato sensu, voltada à formação de professores por meio de oferta institucional EAD.

A expectativa segundo o diretor-geral é de que o IFF dobre sua capacidade de atendimento de forma gradativa. Apesar do prazo de cinco anos, a estimativa da diretoria é que em três os cursos de graduação e pós-graduação estejam em funcionamento. Para a efetiva expansão do Campus e oferta de novos cursos, foi considerada a mudança da tipologia “IF Campus Avançado 20/13” para “IF Campus 40/26”, o que significa que o campus poderá passar a contar com 40 docentes e 26 técnico-administrativos, duplicando o seu quadro de hoje.

Atualmente, o Instituo em SJB tem aproximadamente 450 estudantes, entre cursos e oficinas. Uma das alunas é a moradora da localidade de Rua Nova, Allyce Leal Santos, que está cursando o segundo o ano do curso de Petróleo e Gás. Vinda da Escola Municipal Elysio de Magalhães, em Barcelos, onde cursou o fundamental, ela recebeu com entusiasmo a notícia da ampliação do IFF SJB.

“Desejo que, assim como eu, mais pessoas tenham a oportunidade de acessar o IFF e todos os benefícios ofertados aqui. Que estes novos cursos abram um leque ainda maior de opções”, declarou Allyce.

Além do curso de Petróleo e Gás, já são ofertados regularmente Transporte Aquaviário, Eletrotécnica e Eletromecânica, além de qualificações rápidas em parceria com empresas, como por exemplo, assistente de operação portuária, instalação de sistema fotovoltaicos e guia de turismo, este último em parceria com a Reserva Caruara. No memento, acontece também o “Meninas Digitais”, voltado a operadoras de computadores, uma iniciativa com Anglo American, cuja seleção das participantes é feita pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos por meio dos Cras.

“De uma forma global, a Prefeitura está diretamente junto com a gente em várias ações, o que permitiu crescer o número de matrículas, por exemplo, ajudando agora na mudança”, pontuou o diretor de pesquisa e extensão no IFF SJB, Pedro Araújo.

Ex-diretor do Campus SJB e atualmente na pró-reitoria de ensino do IFF, Paulo Vidal também reforçou a importância da participação da Prefeitura na trajetória do IFF no município. “Hoje temos nessa parceria com o poder público municipal a base sobre a qual atuamos em diálogo com o território. Em junho deste ano o Campus SJB completará 10 anos de autorização de funcionamento, e temos muito a comemorar. A mudança de tipologia do Campus representa o reconhecimento da atuação do IFF neste território e o potencial do Instituto em aumentar sua oferta formativa em benefício da consolidação do desenvolvimento socioeconômico local e regional. Agradecemos imensamente o apoio que foi dado pela equipe da prefeitura para vencermos os obstáculos que foram apresentados”, finalizou.

Compartilhar:

RELACIONADAS