24 de novembro de 2024

Trânsito sentido Guarus, na BR 101, será aberto na terça-feira

No ano passado, a Arteris Fluminense sinalizou o acesso para evitar o tráfego de carros, motocicletas, ciclistas e pedestres durante o período de intervenções.
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Campos abrirá para o trânsito, nesta terça-feira (14), às 10h, o acesso da Avenida José Carlos Pereira Pinto à BR-101 (Campos-Vitória), na altura do Parque Presidente Vargas, em Guarus. Trata-se do Projeto Acesso Nordeste, desenvolvido pela prefeitura há 19 anos e adequado na atual gestão municipal pela Subsecretaria de Mobilidade. No trecho, foi retirado o solo antigo, feito a terraplanagem e a estruturação da pista, que recebeu a pavimentação asfáltica e meio fio, além de sinalizações vertical e horizontal. A obra foi realizada em parceria com a Arteris Fluminense.

A construção da via do Acesso Nordeste foi autorizada em setembro de 2022, após um pedido feito pelo prefeito Wladimir Garotinho ao Governo Federal. No ano passado, a Arteris Fluminense sinalizou o acesso para evitar o tráfego de carros, motocicletas, ciclistas e pedestres durante o período de intervenções.

De acordo com o subsecretário de Mobilidade, Sérgio Mansur, a construção do Acesso Nordeste permitirá um novo acesso ao Centro, onde foi implantado o Projeto Corredor Norte Sul, com a inversão de sentido de algumas ruas ao Hospital Geral de Guarus (HGG) e aos importantes estabelecimentos comerciais da Avenida José Carlos Pereira Pinto. A finalidade é desafogar o fluxo de veículos pelas Pontes Alair Ferreira, no Fundão, e General Dutra, já bastante sobrecarregadas pelo tráfego urbano e rodoviário das BRs 101 e 356 (Campos-Itaperuna).

Entre 2011 e 2012, a Prefeitura concluiu a implantação do trecho final da Avenida José Carlos Pereira Pinto até a Avenida Professora Carmem Carneiro, que limita com a faixa de domínio da ferrovia. Em 2014, a então Concessionária Autopista Fluminense, atendendo a reivindicação do município e com aval do Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), executou, entre os KMs 60,3 e 60,6, a construção de pistas auxiliares e canteiros, além da implantação de semáforos para garantir a interligação com a rodovia com plena segurança, obras executadas dentro da faixa de domínio da rodovia e atingindo o limite da faixa de domínio da ferrovia.

Compartilhar:

RELACIONADAS