Faltando 3 dias para feriado de Corpus Christi, que acontece nesta quinta-feira (30), o comércio campista poderá funcionar com a presença dos colaboradores, conforme prevê a Cláusula 7ª da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) desde que haja um acordo entre empresários e funcionários.
O Presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Campos (SINDIVAREJO), Maurício Cabral, explica que é uma tradição católica a não abertura do comércio e, consequentemente, os órgãos públicos nas esferas municipais, estaduais e federais normalmente dão ponto facultativo na sexta-feira (31), proporcionando um feriado prolongado. Mas, ressalta que os outros setores da economia brasileira como as lojas e agências bancárias funcionam normalmente, na sexta-feira (31) e no sábado (01/06).
Os empresários que optarem em abrir as lojas nesta quinta-feira de Corpus Christi (30) precisam cumprir algumas regras previstas na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), como pagamento de hora extra ou folga, conforme combinado com o colaborador.