23 de novembro de 2024

Campos recebe vacina Spikevax para imunizar grupos prioritários contra Covid-19

Nesta nova etapa da vacinação, podem ser imunizadas as crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias.

Campos recebeu 1.300 doses da vacina Spikevax, da Moderna, que foi atualizada contra a variante XBB da Covid-19. E, de acordo com a Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SUBVS), o imunizante será usado para a vacinação dos grupos prioritários elencados pelo Ministério da Saúde. A vacina contra o vírus SARS-CoV-2 foi incluída no Calendário Nacional de Vacinação para crianças desde janeiro deste ano.

A aplicação começa nesta terça-feira (4), na Sala de Vacinas da Rua Gil de Góis, nº 132, das 8h às 20h; na Clínica da Criança, das 9h às 18h; no Clube da Terceira Idade e na Unidade Pré-Hospitalar de Travessão, das 8h às 16h.

Nesta nova etapa da vacinação Covid-19 podem ser imunizadas as crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias. Para aqueles que irão iniciar a proteção contra a Covd-19 serão aplicadas duas doses com intervalo de 30 dias.

As crianças que iniciaram a vacinação poderão fazer a intercambialidade e receber uma dose da Spikevax, ou seja, que recebeu uma dose Pfizer baby, deve tomar mais duas da Spikevax, com intervalo de 30 e 60 dias respectivamente. E, quem já recebeu duas, terá que completar com uma dose da Spikevax, com intervalo de 60 dias.

“As crianças que completaram o esquema de três doses da Pfizer baby também poderão receber uma dose de reforço com a Spikevax com intervalo de três meses (90 dias)”, explica o assessor técnico de Imunização, Leonardo Cordeiro.

As pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas e imunossuprimidos devem receber uma dose da vacina a cada seis meses. Caso já tenha recebido a dose da Pfizer bivalente este ano, deve esperar três meses para fazer a vacina Moderna.

Também podem receber uma dose da vacina, sendo com intervalo de um ano, as pessoas que vivem ou trabalham em Instituições de Longa Permanência (ILP), indígenas, ribeirinhos, quilombolas, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente ou comorbidades, pessoas privadas de liberdade com 18 anos ou mais, funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas e população em situação de rua.

As pessoas que têm acima 5 anos, e que não foram vacinadas contra a Covid-19 até o momento, também podem receber uma dose da vacina Spikevax.

Quem for se vacinar precisa apresentar um documento com foto, CPF ou cartão do SUS, caderneta de vacinação ou cartão de vacina Covid-19 para quem já iniciou o esquema vacinal. No caso das pessoas imunocomprometidas, além dos documentos já citados, é necessário levar o laudo médico ou outro documento que comprove a condição.

Compartilhar:

RELACIONADAS