20 de setembro de 2024

Prefeitura de Campos orienta população sobre descarte correto de lixos e entulhos

Quem for flagrado, está sujeito à multa que varia de 25% do salário mínimo até 10 salários mínimos.
Foto: Divulgação

O despejo irregular de resíduos sólidos de entulhos, restos de construção e resíduos volumosos, como colchões, sofás, e lixos domésticos causa danos ao meio ambiente e colabora para a proliferação de inúmeras doenças, além de atrair insetos e animais peçonhentos. No mês em que se comemora o Dia do Meio Ambiente, o papel da sociedade visando a sustentabilidade é essencial na redução de lixos jogados nas vias urbanas. Pensando no bem-estar da população, a Prefeitura de Campos, através da Secretaria de Serviços Públicos, orienta sobre o descarte correto de materiais inservíveis.

De acordo com a secretária de Serviços Públicos, Simone Muniz, uma parte da população precisa estar mais consciente quando ao despejo de entulhos. “Nós temos sete PEVEs distribuídos em alguns bairros que ficam abertos todos os dias da semana justamente para que esta parcela da população não dê desculpas de que não tem locais para fazer os descartes corretos de entulhos, inservíveis, galhadas, e que que estes materiais não sejam jogados nas ruas”, pontuou.

Atualmente, o município de Campos conta com sete Pontos de Entrega Voluntária de Entulhos (PEVEs). Eles estão situados na Avenida Nossa Senhora do Carmo, no Parque Aurora; Parque Santa Rita, atrás do Hospital Geral de Guarus (HGG); Avenida Zuza Mota; Penha; Caju; Flamboyant e Julião Nogueira. Eles funcionam de segunda a sábado, das 7h às 19h, e aos domingos, das 7h às 13h. Em breve, o município contará com o seu oitavo PEVE que será inaugurado no Parque Eldorado, em Guarus. Há também a previsão de construir mais três pontos, sendo um em Goitacazes, outro em Ururaí e um em Travessão.

População pode denunciar

Segundo o diretor de Postura, Junior Brasília, a população também pode colaborar e denunciar aquelas pessoas que estejam fazendo despejo irregular de entulhos em terrenos baldios. “Às vezes a equipe da Postura não consegue identificar estes infratores, principalmente quanto os entulhos são carregados em carros não identificados. Por isso que contamos sempre com a população para que possam manter contato com a nossa Central de Atendimentos, através do número (22) 98168-3645 para que possamos atuar e notificar as pessoas que despejam entulhos em locais proibidos. Na denúncia sempre solicitamos fotos e endereço completo”, explicou Junior, informando que quem for flagrado, está sujeito à multa que varia de 25% do salário mínimo até 10 salários mínimos.

Compartilhar:

RELACIONADAS