A vacina contra HPV (Papilomavírus Humano) já está disponível para pessoas na faixa entre 15 e 45 anos que tomam a Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP). De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Campos, a imunização desse público segue a recomendação do Ministério da Saúde, que, no dia 4 de julho, ampliou o público-alvo para essa vacinação.
Para receber a vacina, os usuários da PrEP terão que apresentar um formulário, que é emitido pelo Centro de Doenças Infecciosas e Parasitárias (CDIP) comprovando o uso do medicamento e os documentos pessoais, como RG, CPF ou Cartão do SUS.
Com a ampliação, os usuários da PrEP não vacinados terão direito a três doses da vacina HPV quadrivalente, que serão aplicadas com intervalo de dois meses após a primeira e seis meses após a primeira. As pessoas em PrEP que tenham tomado uma ou duas doses também poderão completar o esquema vacinal.
“Pessoas em PrEP já vacinadas com esquema completo conforme preconizado para essas faixas etárias ou situações especiais, não deverão ser vacinadas novamente”, explica o assessor técnico de Imunização, Leonardo Cordeiro.
O usuário da PrEP poderá se vacinar contra o HPV em qualquer sala de vacina do município, incluindo o Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE), nos horários de funcionamento da unidade escolhida.
Outros públicos que podem tomar a vacina HPV
A vacina contra o HPV é disponibilizada pelo SUS desde 2024. Atualmente, pelo calendário de rotina da criança e do adolescente, meninas e meninos de 9 a 19 anos devem receber uma dose da vacina. Pessoas de 9 a 45 anos em condições clínicas especiais, como as que vivem com HIV/Aids, transplantados de órgãos sólidos ou medula óssea e pacientes oncológicos (imunossuprimidos), vítimas de abuso sexual e pessoas portadoras de papilomatose respiratória recorrente (PPR) também são vacinadas.
O HPV é uma infecção sexualmente transmissível e está associada a verrugas anogenitais e ao desenvolvimento de câncer de colo do útero, vulva, pênis, ânus e orofaringe.