19 de setembro de 2024

Heliporto Farol de São Tomé fecha primeiro semestre de 2024 com 16 animais silvestres resgatados

Todos os animais resgatados receberam cuidados necessários antes de serem devolvidos a seu habitat natural.
Foto: Divulgação

Bombeiros do Heliporto Farol de São Tomé resgataram, nesta quarta-feira (10), um gambá que estava vagando pelo local. O animal foi recolhido de forma segura e entregue à equipe do Parque Estadual da Lagoa do Açu (PELAG), responsável por devolver o gambá a seu habitat natural. Com essa captura, o heliporto fecha o primeiro semestre de 2024 com um total de 16 animais silvestres resgatados no aeródromo.

O superintendente do Heliporto, Rosimar Tavares, destaca que a ação faz parte do plano básico de gerenciamento de risco de fauna e demonstra a eficácia dos protocolos de manejo de fauna implementados no local.

“O Heliporto Farol de São Tomé é um exemplo de como o respeito à vida selvagem pode coexistir harmoniosamente com as atividades humanas, contribuindo para a preservação da biodiversidade regional. Nossos colaboradores são treinados para capturar os animais que aparecem no local, visando causar o mínimo de estresse possível nesse processo”, diz Tavares.

Dos animais silvestres capturados esse ano, foram 10 serpentes, duas preás do mato, dois gambás, um pássaro mergulhão e um gavião. Em 2023, foram capturados um total de 25 animais entre cobras, gambás, corujas, tatus e cachorros-do-mato.

Todos os animais resgatados no aeródromo são encaminhados para a sede do Parque Estadual da Lagoa do Açu (Pelag), onde recebem os cuidados necessários antes de serem devolvidos a seu habitat natural. É um trabalho em conjunto que prioriza a vida animal da região.

Fonte: Ascom

Compartilhar:

RELACIONADAS