Um candidato a vereador do município de Belford Roxo (RJ) foi preso na manhã desta sexta-feira (23), por suspeita de compra de votos. A operação é do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio das Promotorias Eleitorais de Belford Roxo, com o auxílio da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI).
O MPRJ informou que cumpre dois mandados de prisão e três de busca e apreensão contra o candidato Sergio Accioly dos Santos (vulgo “Dinho Resenha”) e um policial militar do 39º Batalhão da Polícia Militar.
Segundo o órgão, ambos foram denunciados, juntamente duas mulheres, por se associarem para comprar votos de diversos eleitores nas eleições municipais de 2020, em favor de “Dinho”.
O MPRJ aponta que o suposto esquema foi descoberto a partir da apreensão e análise do aparelho celular do policial, que foi preso na Operação Patrinus, deflagrada em maio deste ano para prender PMs envolvidos com atos de corrupção no 39º BPM.
No aparelho celular do policial, foram encontradas mensagens dele com “Dinho” e as mulheres, negociando valores para a compra de voto de eleitores em favor de “Dinho” nas eleições de 2020, de acordo com o MPRJ.
O órgão afirma que também foram encontradas mensagens que evidenciam que “Dinho” e o policial, após a derrota nas eleições de 2020, passaram a planejar o êxito no pleito de 2024, “valendo-se de meios escusos e alianças com criminosos, motivo pelo qual o juízo da 154ª Zona Eleitoral deferiu os mandados de prisão e busca e apreensão”.
Fonte: MPRJ