22 de novembro de 2024

Empoderamento Feminino Negro é destaque no Prêmio Sebrae de Jornalismo

Podcast EmpoderAção mostra como as mulheres negras têm protagonizado mudanças reais e impactantes na sociedade.
Foto: Divulgação

O podcast e programa de rádio “EmpoderAção”,voltado para a valorização e o fortalecimento das mulheres negras, foi o grande vencedor do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Áudio, da etapa estadual do Rio. Os vencedores da premiação, reconhecida como a maior honraria do jornalismo empreendedor no Brasil, foram anunciados nesta quinta-feira (29).

Idealizado e apresentado pela jornalista Gabriela Hilário, em parceria com o também jornalista Alfredo Soares, o podcast “Empoderação” é veiculado pela Rádio Band FM 96,1 de Campos dos Goytacazes. A edição premiada, intitulada “Empreendedorismo negro: dificuldades e desafios,” refletiu sobre as barreiras enfrentadas por empreendedoras negras no Brasil, através da história de resiliência e inovação da empresária Zica Assis, sócia-fundadora do Instituto Beleza Natural. Ela se tornou um ícone na valorização da mulher preta e na elevação da autoestima.

A jornalista Gabriela Hilário, profissional com 15 anos de experiência, destacou o impacto e a relevância do EmpoderAção em ampliar a voz das mulheres negras:

“Informação é essencial: a força do nosso trabalho está em mostrar que, apesar dos desafios, as mulheres negras têm protagonizado mudanças reais e impactantes na sociedade. E as pessoas precisam saber disso. O EmpoderAção é mais que um podcast; é um espaço de resistência, de construção de novas narrativas e de disseminação de informações essenciais para que saibamos nossos direitos, nossa força e possamos nos unir e avançar juntas”, destacou a jornalista, mulher negra, de origem humilde e primeira da família a cursar o ensino superior por conta de uma bolsa em uma faculdade particular, que, agora, usa sua experiência para compartilhar histórias e cases de sucesso para inspirar outras mulheres.

O jornalista Alfredo Soares, também apresentador do EmpoderAção, enfatizou o compromisso da Rádio Band FM de Campos, no Norte Fluminense, em abrir espaço a discussões que promovem a inclusão e a diversidade.

“Campos tem 55% da população negra, então é uma grande responsabilidade falarmos sobre e para esse público, ainda mais por sermos líderes de audiência na região. O prêmio reforça a relevância do “Empoderação” e da Band FM de Campos no cenário jornalístico do Rio de Janeiro, celebrando o trabalho que promove a conscientização da luta antirracista, valoriza o empoderamento das mulheres e gera inspiração, assim como as mulheres que participam do programa EmpoderAção junto com a Gabriela Hilário. Verdadeiros exemplos e referências que motivam a todos”, destacou.

Sobre o Prêmio Sebrae de Jornalismo


A atual edição trouxe como tema “A contribuição dos pequenos negócios na transformação de realidades locais” e alcançou mais de 3 mil inscritos em todo o Brasil. Os primeiros colocados de cada categoria estão classificados para a etapa Regional, que, por sua vez, definirá os finalistas da etapa nacional. Os vencedores nacionais de cada categoria principal ainda concorrem ao Grande Prêmio Sebrae de Jornalismo.

Compartilhar:

RELACIONADAS