Para garantir um melhor ordenamento no trânsito na Avenida José Alves de Azevedo, no Centro, o Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) implantou, ao lado da Feira Livre do Mercado Municipal, sinalizações verticais (placas) de proibido parar e estacionar. A medida é para garantir maior fluidez do tráfego na via que, no trecho, tem três faixas de rolamento.
Além disso, os pedestres ganham mais visibilidade, uma vez que a orientação é que façam a travessia nas faixas implantadas nas proximidades: uma antes da subida da Ponte Leonel Brizola (Ponte Rosinha) e outras localizadas no cruzamento da Avenida José Alves de Azevedo com a Rua Tenente Coronel Cardoso (antiga Formosa).
De acordo com o presidente do IMTT, Nelson Godá, o órgão segue em constante verificação e manutenção de toda a parte de sinalização, com atuações em pontos sensíveis, como ao lado do Mercado Municipal.
“Temos ciência de que sinalizar vias públicas é uma obrigação nossa e estamos sempre aprimorando para garantir um trânsito cada vez mais seguro; mas, para isso, também dependemos da participação e responsabilidade de todos os usuários em seguir as sinalizações”, disse o presidente.
Diferenciação das Infrações
As infrações de parada e estacionamento irregulares podem ter gravidades e punições distintas. Por exemplo, estacionar o veículo na pista de rolamento das estradas, rodovias, pistas de trânsito rápido e demais vias dotadas de acostamento é uma infração gravíssima, enquanto parar, nas mesmas condições, é uma infração grave. As infrações podem gerar multas de R$ 293,47 e R$ 195,23, respectivamente, além de do desconto de pontos na carteira: no caso de infrações graves são descontados 5 pontos e nas infrações gravíssimas 7 pontos.