O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) cortou 277 mil benefícios por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença). Iniciado no fim de julho de 2024, o processo de revisão deu alta para 51,7% dos 535 mil beneficiários que passaram por perícia médica até o momento, segundo um levantamento apresentado pelo Ministério da Previdência Social.
Por meio das avaliações, 244 mil segurados comprovaram incapacidade temporária e permanecem com seus benefícios. Outros 36 mil tiveram o auxílio-doença convertido em aposentadoria por invalidez. De um total de 800 mil benefícios que precisam ser revisados até o fim deste ano, 265 mil ainda aguardam análise.
Como ocorre a convocação?
Os segurados são notificados pelo Meu INSS, por meio da central de atendimento 135, por cartas enviadas pelos Correios, por SMS, por extratos bancários e, em último caso, por meio de publicação no Diário Oficial da União. É importante que os beneficiários mantenham seus dados cadastrais atualizados para evitar a suspensão indevida do benefício.
Especialistas recomendam que os segurados mantenham sempre seus relatórios médicos atualizados para evitar a perda do auxílio-doença ou da aposentadoria por invalidez.
No dia do atendimento, é preciso levar documentação médica atualizada que justifique o afastamento do trabalho e documentos pessoais com foto (identidade, carteira de trabalho ou carteira de habilitação).
Fonte: Extra